Sente dor no lado esquerdo da barriga: Veja o que pode ser e o que fazer


A dor no lado esquerdo do abdômen é frequentemente um sinal de excesso de gás ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em armadilhas ou causa outros sintomas como inchaço abdominal, tratamento abdominal ou arroto frequente.


No entanto, esse tipo de dor também pode indicar problemas que requerem tratamento, como pedras nos rins, endometriose migratória ou diverticulite, por exemplo. Assim, é importante consultar um gastroenterologista ou clínico geral quando a dor é muito grave ou surge de repente, e não melhora após 2 dias, ou sintomas como febre, sangue nas fezes, vômito, pele amarelada ou perda de peso sem motivo aparente.


Dor no lado esquerdo do abdômen raramente é um sinal de infarto, mas isso pode ocorrer quando há sintomas como dor no peito irradiando para o abdômen, enjoo grave, falta de ar e formigamento nos braços. Conheça os 10 principais sintomas de infarto.


1. Excesso de gases


O excesso de gases intestinais é uma causa muito frequente de dor abdominal e são mais comuns em pessoas com prisão de ventre, e ocorrem porque as fezes passam muito tempo nos intestinos para que as bactérias tenham mais tempo para fazer fermentação e liberar gases.


No entanto, o aumento dos gases intestinais também ocorre devido à ingestão de ar, como quando se fala enquanto come, masca chiclete ou bebe refrigerante, por exemplo.


Outros sintomas: inchaço abdominal, cicatrização abdominal, falta de apetite e arroto frequente.


O que fazer: Coma chá de erva-doce 3 vezes por dia porque ajuda a reduzir a quantidade de gases nos intestinos, bem como fazer massagem abdominal para empurrar os gases e permitir que eles sejam liberados mais facilmente. Veja como fazer essa massagem.


2. Diverticulite


Este é um dos principais problemas do intestino que causam dor no lado esquerdo do abdômen. Diverticitis ocorre quando bolsos de intestino delgado, conhecidos como palhetas, acendem, causando dor constante que não melhora


Outros sintomas: febre acima de 38°C, perda de apetite, sensação de doença, inchaço do abdômen e pontuação de períodos de prisão de ventre e diarreia.


O que fazer: Você deve ir ao hospital imediatamente para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento antibiótico e analgésico. Além disso, deve-se descansar e preferir uma dieta líquida, com a introdução de alimentos mais sólidos lentamente na dieta. Uma melhor compreensão de como tratar diverticulite.


3. Má digestão


Na má digestão, a dor no lado esquerdo do abdômen surge principalmente após comer, e embora seja mais frequente no abdômen superior, perto da boca do estômago, também pode ocorrer na região inferior.


Outros sintomas: queimar na garganta, sentir estômago cheio, sentir-se doente, arrotar e cansaço.


O que fazer: Coma chá amarelo ou erva-doce porque facilita a digestão e alivia os sintomas, mas sempre escolhe uma dieta mais leve com alimentos fáceis de digerir, como pão e biscoitos sem recheio ou frutas, por exemplo. Veja mais opções para combater a má digestão.


4. Hérnia abdominal


Hérnias abdominais são lugares pequenos no abdômen onde os músculos são mais fracos e os intestinos podem, portanto, formar uma pequena colisão que machuca ou causa desconforto, especialmente quando se faz algum esforço, como rir, tossir ou ir ao banheiro, por exemplo. Muitas vezes, a hérnia é responsável por dores persistentes na coxa, pois é mais frequente nessa área.


Outros sintomas: um pequeno inchaço no abdômen, vermelhidão no local, náuseas e vômitos.


O que fazer: Você precisa consultar o seu gastroenterologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e fazer o tratamento, que geralmente é feito através de cirurgia para fortalecer os músculos abdominais. Veja mais sobre essa cirurgia.


5. Pedras nos rins


Esta é outra causa muito comum de dor abdominal que, embora muitas vezes associada à presença de dor nas costas, também pode irradiar para o abdômen, especialmente na área ao redor do umbigo.


Esse tipo de problema é mais comum em homens adultos, mas também pode surgir em mulheres e crianças, e uma de suas principais causas é a redução da ingestão de fluidos.


Outros sintomas: dor nas costas muito intensa, dor ao urinar, febre acima de 38°C, náusea, urina avermelhada e dificuldade para se deitar.


O que fazer: Geralmente é necessário ir ao hospital para fazer analgésicos diretamente na veia e aliviar a dor, no entanto, a cirurgia ou o uso de ultrassom pode ser necessário para quebrar pedras. Se a pedra for selecionada em um exame de rotina, se seu tamanho for pequeno e não causar sintomas, seu médico só poderá ser aconselhado a esperar por sua expulsão natural pelo corpo, através da urina.


Dor no abdômen esquerdo em uma mulher


Nas mulheres, há algumas causas que podem causar dor no lado esquerdo do abdômen que não surgem nos homens. Cada:


1. Cólicas menstruais


Cólicas menstruais são muito comuns em mulheres e aparecem de 2 a 3 dias antes da menstruação e duram mais 3 a 5 dias. Enquanto algumas mulheres podem não demonstrar nenhum desconforto, outras podem sentir dor muito forte, que irradia para o lado direito ou esquerdo.


Outros sintomas: mau humor, sensação de inchaço abdominal, irritabilidade, dores de cabeça frequentes, ansiedade e acne, por exemplo.


O que fazer: O exercício regular é uma boa maneira de aliviar os sintomas da TPM, mas beber suco de maracujá ou fazer aromaterapia essencial de óleo de lavanda também parece reduzir os sintomas. Além disso, um ginecologista também pode prescrever o uso de certos anti-inflamatórios não esteroides, bem como contraceptivos orais combinados.


2. Cisto ovariano

Embora o cisto ovariano raramente cause dor, há algumas mulheres que podem sentir um pequeno desconforto ou dor fraca persistente na área ovariana.


Outros sintomas: inchaço da sensação estomacal, ciclo menstrual irregular, náusea, vômito, aumento da sensibilidade mamária, desconforto durante contato íntimo e dificuldade na gravidez.


O que fazer: Em alguns casos, os cistos podem desaparecer automaticamente, no entanto, é comum que os contraceptivos orais sejam necessários para regular os níveis hormonais e aliviar os sintomas, e a cirurgia pode ser recomendada para remover o cisto. Uma melhor compreensão de como realizar o tratamento.


3. Endometriose migratória


A endometriose migratória é um problema bastante comum que pode causar fortes dores abdominais, especialmente antes e durante a menstruação. No entanto, como pode ser confundido com a dor da TPM, em alguns casos, esse problema pode acabar sendo identificado apenas quando uma mulher é incapaz de engravidar, sendo uma causa de infertilidade em mulheres.


Outros sintomas: dor intensa durante o contato íntimo, ao evacuar ou urinar, que também pode ser acompanhada de sangramento irregular e fadiga excessiva.


O que fazer: É preciso ir a um ginecologista para realizar um ultrassom da pelve e confirmar o diagnóstico. O tratamento geralmente é feito, se necessário, por cirurgia. Veja quais são as opções de tratamento para endometriose.


4. Gravidez Ectópica


Esta é uma causa frequente de dor no lado do abdômen durante a gravidez, mas pode ocorrer tanto no lado direito quanto no esquerdo. A dor surge devido ao desenvolvimento fetal dentro dos tubos e pode ocorrer até as primeiras 10 semanas de gravidez, especialmente no caso de mulheres com fatores de risco como maior de 35 anos, gravidez com UID ou fertilização in vitro.


Outros sintomas: sangramento vaginal, inchaço na vagina, dor no contato íntimo e inchaço abdominal.


O que fazer: Se há uma suspeita de gravidez ectópica, você precisa ir ao hospital rapidamente para confirmar suspeitas através do ultrassom. Se o diagnóstico for confirmado, é necessário interromper a gravidez, pois o feto não pode se desenvolver fora do útero. Veja como o tratamento é feito.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem