20.4 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -spot_img

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2024 já foi divulgado

Leia Mais

A entrega das declarações do Imposto de Renda referente a 2024 começou nesta sexta-feira (15). Além de definir o prazo para a entrega dos documentos dos contribuintes, a Receita Federal também divulgou o cronograma de restituição e a ordem de prioridade nos pagamentos. A restituição do imposto de renda é a devolução de valores retidos no imposto acima do valor devido.

Dessa forma, a Receita Federal calcula automaticamente o valor a ser devolvido ao contribuinte anualmente. Para isso, o sistema tributário comparará o valor do imposto retido na fonte pelas fontes de pagamento com os dados informados pelo contribuinte na declaração enviada. A diferença entre os pagamentos é um reembolso.

Para conferir a restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal ou aplicar o meu imposto de renda. Por esses canais, é possível saber se a declaração já foi processada ou se o contribuinte tem direito à restituição. Assim, as informações sobre o pagamento aparecerão no estado da declaração, onde ele pode estar em análise, em processo de recuperação ou já foi pago.

Calendário de Recuperação do IRPF 2024

Conforme divulgado pela Receita Federal, a primeira parcela da restituição será paga no mesmo dia em que a declaração for entregue: 31 de maio. O primeiro pagamento será alocado na prioridade definida pela receita. Inclui idosos com mais de 60 anos, bem como contribuintes que sofram de algum tipo de deficiência mental ou física, ou doença grave.


A primeira transferência também inclui contribuintes que optaram por preencher previamente a declaração ou receber a restituição via Pix. Deve-se notar que, por definição, quanto mais rápido a declaração for apresentada, mais rápido a restituição será paga. Os cidadãos que saírem para enviar declarações nos últimos dias só receberão transferências nos últimos pagamentos.

Assim, o cronograma de pagamento para a restituição do IRPF 2024 é determinado da seguinte forma:

  • Primeiro lote: pagamento no dia 31 de maio;
  • Segundo lote: pagamento no dia 28 de junho;
  • Terceiro lote: pagamento no dia 31 de julho;
  • Quarto lote: pagamento no dia 30 de agosto;
  • Quinto lote: pagamento no dia 30 de setembro.
Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias