Entrada no divórcio agora pode ser feita com solicitação pela internet; Saiba mais.

Imagem: Reprodução/Google


Se um casal quisesse se divorciar há alguns anos, seria necessário marcar um momento para fazer uma visita pessoalmente ao cartório. Esse deslocamento não é mais necessário em casos fora do tribunal, por exemplo, casais sem filhos menores de 18 anos e quando ambos concordam com a decisão. Não cumprindo nenhum desses requisitos, é necessário solicitar o pedido de uma petição ao Judiciário. 


Segundo a Faculdade Notarial do Brasil (CNB), em 2021 foram cerca de 80 mil divórcios, um aumento de 4% em relação a 2020. Tornar a entrada pela Internet nunca foi tão fácil, pois os sistemas digitais reduzem a burocracia e o tempo de serviço e as respostas. Essa agilidade proporcionada pela tecnologia permite atender a uma maior demanda de solicitações, de forma mais eficiente. 


Como fazer seu pedido de divórcio online 


Passo 1: acessar o E-Notário, sistema digital oficial de notários no Brasil. 


Passo 2: Solicite seu Certificado Digital que não tenha custo. 


Passo 3: Prepare seus documentos para apresentá-los no escritório de serviço


Cópia e versão original de RG e CPF 


Cópia autenticada e versão original da Certidão de Casamento ou Certidão de Óbito se o cônjuge morreu (em ambos os casos, se o casal não estiver na cidade em que se casou, é necessário reconhecer a empresa no prazo de 90 dias após a entrada do pedido).


  • Documento original do Regime de Propriedade 
  • Comprovante de endereço atualizado 

Passo 4: Após reservar os documentos listados acima, ligue para o Tabelião de Notas e agende uma chamada de vídeo, lembrando que o casal deve marcar a consulta na mesma central. 


Passo 5: Declare seu voto de divórcio de acordo com as diretrizes do cartório e a oficialização pode ser realizada no local.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem