Atenção! Motoristas devem ficar de olho com as novas regras para não perder a CNH após estas 3 mudanças no código (CTB).

Imagem: Reprodução/Google

 Novas regras ao dirigir começaram a valer com a implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como o aumento da pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), prazo de validade e muito mais. E além de não correr o risco de cometer qualquer infração, o motorista deve ficar de olho nas mudanças.


1. Novo sistema de pontos para suspensão da CNH


Uma das principais mudanças no novo CTB trata da quantidade de pontos permitidos na CNH, que aumentou de 20 para 40 pontos, de acordo com a quantidade de infrações gravíssimas cometidas pelo motorista.


 

Ver:


20 pontos: com duas ou mais infrações gravíssimas no período de 12 meses

30 pontos: com uma infração gravíssima no período de 12 meses

40 pontos: não há infração grave no período de 12 meses


2.Nova validade da CNH


Outra mudança significativa tem a ver com a validade da CNH que, para motoristas com menos de 50 anos, o documento passa a valer por 10 anos. Entre os motoristas de 50 a 69 anos, o período de renovação é de 5 anos. E, finalmente, esses 70 anos ou mais precisarão renovar o documento a cada 3 anos.



  • Motoristas até 50 anos: validade de 10 anos
  • Motoristas de 50 a 69 anos: validade de 5 anos
  • Motoristas com 70 anos ou mais: válidos por 3 anos


3. Uso de assentos para carros infantis


Finalmente, no caso das crianças, a nova regra estipula que a altura da criança deve ser levada em conta, não apenas a idade.


Portanto, aqueles com menos de 10 anos que ainda não atingiram 1,45m devem ocupar o banco traseiro do veículo utilizando o equipamento de contenção adequado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem