Governo Federal irá restituir IPVA de veículos que foram furtados; Veja

Imagem: Reprodução/Google

As pessoas que tiveram seus veículos roubados no ano de 2021 podem solicitar a restituição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Assim, a medida criada pelo governo de São Paulo é uma forma de beneficiar motoristas que tiveram seus carros roubados.


A lei é fundamental, desde que as pessoas que sofrem roubo de veículos às vezes precisem de apoio financeiro para reparar os danos. Quer saber mais, siga o texto!


O pagamento do IPVA


Todo início de ano, o IPVA cobra dos veículos, sejam eles: carros, motocicletas, vans, ônibus e caminhões. Portanto, é um imposto estadual que deve ser pago anualmente.


O imposto é calculado sobre a condição e a finalidade do veículo e pode causar muita dor de cabeça se não for regulamentado. Pois, se não for paga, a multa pode seguir uma simples multa, CPF negativa e até mesmo a apreensão do carro.


O pagamento mais recomendado é à vista, porém, existe a possibilidade de parcelamento das mensalidades a serem pagas ao longo do ano. Seu pagamento é obrigatório, mas pensando em algumas situações, o governo de São Paulo decidiu devolver o IPVA para quem possuía o veículo roubado.


A restituição do IPVA


O governo de São Paulo estima que mais de R$ 13 milhões de reais serão destinados à devolução. Assim, segundo a Secretaria estadual de Finanças e Planejamento, esses valores correspondem a mais de 31.500 veículos roubados no estado de São Paulo.


A restituição será feita em lotes e, a partir de 4 de abril, o primeiro lote já poderá ser debitado. Para solicitar essa restituição o contribuinte não precisa fazer nenhuma solicitação.


O retorno é automático, pois os órgãos de transporte público operam em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública. Dessa forma, os recursos estão disponíveis ao motorista por um período de dois anos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem