Confira quantos graus é febre (e como medir a temperatura)

 

Imagem: Reprodução/Google

É considerada febre quando a temperatura axilar é superior a 38ºC, já que temperaturas entre 37,5º e 38ºC podem ser facilmente alcançadas, especialmente quando está muito quente ou quando você tem muitas camadas de roupas vestidas.


A maneira mais segura de saber se você tem febre é usar o termômetro para medir a temperatura corporal, e não depender apenas de colocar a mão na testa ou na nuca.


Muitas vezes, a alta temperatura pode ser baixada naturalmente removendo uma peça de roupa ou tomando banho com água quente, quase fria, por exemplo. No entanto, nos casos em que a temperatura na axila é superior a 39,6ºC recomenda-se procurar atendimento médico, pois pode ser necessário o uso de medicamentos. Veja as principais maneiras de diminuir a febre.


Temperatura corporal normal


A temperatura corporal é considerada normal quando varia entre 35,4ºC e 37,4ºC, desde que medida na axila.


Que temperatura é febre


É considerada febre quando a temperatura axilar é superior a 38ºC, porém, dependendo do valor, a temperatura pode ser classificada de diferentes maneiras:


Ligeiramente aumentado (subfênbre): entre 37,5ºC e 38ºC. Nesses casos, outros sintomas geralmente aparecem, como calafrios, cansaço, tremores ou vermelhidão do rosto;


Febre: acima de 38ºC.


Febre alta: acima de 39,6ºC.  Deve ser considerada uma emergência médica e, portanto, deve-se ir ao hospital.

Em bebês e crianças, também é relativamente frequente medir a temperatura na região anal. Nesses casos, a maioria dos pediatras considera febre de 37,8º C.


Como medir a temperatura corretamente


Para medir corretamente a temperatura corporal primeiro é importante saber como usar cada tipo de termômetro. Os mais comuns são:


  • Termômetro digital: coloque a ponta metálica na axila, ânus ou boca em contato direto com a pele ou membranas mucosas e espere até o bipe, para verificar a temperatura;
  • Termômetro de vidro: coloque a ponta do termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou membranas mucosas, espere de 3 a 5 minutos e depois verifique a temperatura;
  • Termômetro infravermelho: aponte a ponta do termômetro para a testa ou para o canal auditivo e aperte o botão. Após o "bip" o termômetro mostrará a temperatura imediatamente.

A temperatura corporal deve ser medida em repouso e nunca imediatamente após a atividade física ou após um banho, pois nesses casos é normal que a temperatura seja maior e, portanto, o valor pode não ser real.


Como medir a temperatura no bebê


A temperatura corporal no bebê deve ser medida com o termômetro, como em adultos, e a preferência deve ser dada aos termômetros mais confortáveis e rápidos, como o digital ou o infravermelho.


O lugar ideal para avaliar a temperatura do bebê com mais precisão é o ânus e, nesses casos, deve-se usar o termômetro digital com ponta macia para não machucar o bebê. No entanto, se os pais não se sentirem confortáveis, eles podem usar a medição de temperatura na axila, confirmando a temperatura anal apenas no pediatra, por exemplo.


O que fazer para diminuir a febre


Existem algumas maneiras naturais de diminuir a temperatura corporal e aliviar a febre, como remover o excesso de roupas, tomar um banho quente ou aplicar compressas frias na testa e no rosto. Veja outras formas naturais de diminuir a febre.


No entanto, dependendo da causa, há casos em que é necessário usar medicamentos. O medicamento mais usado para baixar a febre é o paracetamol, que pode ser tomado até 3 vezes por dia, em intervalos de 6 a 8 horas. A dosagem de paracetamol deve ser sempre indicada por um médico, especialmente no caso de crianças, pois varia de acordo com o peso corporal. Saiba mais sobre remédios para diminuir a febre.


Veja mais detalhes sobre como diminuir a febre rapidamente sem usar medicamentos



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem