Diabético tem direito a receber aposentadoria por invalidez do INSS?

Imagem: Reprodução/Google

O diabetes é uma doença que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A condição é caracterizada por hiperglicemia, ou seja, aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.


É dividido em dois tipos, e o tipo 2 é o mais comum e afeta mais de 90% dos diabéticos no país. Embora seja mais comum em adultos, as crianças também podem desenvolver a doença. Entre os sintomas mais comuns estão:


  • Vontade de urinar várias vezes;
  • Fome constante e vida marinha;
  • Feridas que levam tempo para cicatrizar;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e pele;
  • Visão turva.


O desenvolvimento do tipo 2 está ligado ao excesso de peso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados Já o tipo 1 corre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.


Aposentadoria por invalidez para diabéticos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pela concessão da aposentadoria por invalidez, benefício destinado aos trabalhadores que não estão mais aptos a exercer suas atividades laborais.


Por si só, o diabetes não é suficiente para garantir o direito aos pagamentos. No entanto, a situação muda quando desencadeia outros problemas de saúde, como amputação de membros e cegueira, por exemplo.


Para comprovar sua incapacidade, o segurado deve comparecer a um exame médico do INSS. Na ocasião, deverá apresentar laudos, exames, prescrições, atestar e outros comprovantes de sua condição, além do cartão de contribuição previdenciária e documentos pessoais.


Agende perícia médica

O procedimento pode ser agendado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. No aplicativo, clique na opção "Agende sua habilidade" no menu localizado no lado esquerdo da tela. Em seguida, toque em "Agende sua Habilidade", em seguida, "Agendar Novo" e siga as instruções que serão fornecidas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem