Bombeiros de Nova York irão usar cães robôs contra incêndios e outras missões perigosas em condições extremas.

Imagem: Reprodução/Google

Espera-se que o Corpo de Bombeiros de Nova York use cães robôs Spot da Boston Dynamics para missões de busca e resgate em condições extremas, como incidentes com incêndios. Pesando quase 32 kg e custando US$ 75.000 cada um, os quadrúpedes terão um de seus princípios para evitar que os oficiais humanos sejam em perigo.


Os bombeiros testaram robôs em várias ocasiões, principalmente comprando robôs Super Droid em 2014 para detectar materiais perigosos. No entanto, essas unidades foram consideradas muito pesadas.


Cães robôs em segurança pública

Agora, o cenário também pode ser voltado para melhorar a percepção pública das implantações de robôs em atividades de segurança. No ano passado, o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) foi forçado a rescindir um contrato de US$ 94.000 com a Boston Dynamics depois que não revelou sua parceria com a empresa de robótica. Também não foi muito bem visto pelos nova-iorquinos que a força policial usava cães robôs em atividades rotineiras, inclusive em prisões.


Como o New York Times relata, bombeiros e especialistas em robótica dizem que a maneira como o departamento planeja usar cães robôs agora pode ajudar a remodelar a percepção de seu uso para fins de segurança pública. Ao comando de um operador humano, o dispositivo pode fornecer informações vitais em meio a um evento calamitoso.


Um cão robô também tem a capacidade de descer no subsolo profundo após um vazamento de vapor para coletar imagens e dados sobre detritos perigosos. Outras situações possíveis indicadas são avaliar a integridade estrutural ou medir a concentração de gases tóxicos e inflamáveis, como o monóxido de carbono, para melhor informar os bombeiros que respondem ao local.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem