IBGE abre processo seletivo com mais de 200 mil vagas de emprego no País para Censo 2022; Veja como se inscrever

Imagem: Reprodução/Google

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem mais de 200 mil vagas para recenseadores que atuarão na pesquisa do instituto. Para se candidatar é necessário ter concluído o ensino fundamental. Para quem está em busca de uma oportunidade, há uma vaga para vários estados brasileiros.


Entre os trabalhos dos agentes censitários está o tradicional Censo do IBGE, que pesquisa as informações geográficas e estatísticas dos brasileiros. Ou seja, é o Censo Demográfico Brasileiro de extrema importância para o conhecimento do território nacional.


Vagas no IBGE

Os recenseadores do IBGE fazem o trabalho de visitação em mais de 78 milhões de domicílios de brasileiros. Assim, os candidatos selecionados para trabalhar no IBGE terão salários de até R$ 2.100.


O Censo de 2022 é feito a cada 10 anos. Segundo o IBGE, os selecionados terão que seguir todos os protocolos de segurança do Covid-19. Ou seja, é uma forma de garantir a segurança tanto dos recenseadores quanto dos entrevistados durante as pesquisas.


Portanto, o trabalho do Censo 2022 é essencial para traçar o perfil do Brasil e as contratações já começaram. Até 21 de janeiro, o IBGE pretende contratar 266 mil profissionais para diferentes cargos. A maioria, 183.000, são para os cargos de recenseadores.


Os contratos estão em formato temporário, com duração de três meses. Mas, segundo o IBGE, pode ter uma renovação adicional de mais um mês após esse período. Assim, os candidatos podem conferir todos os detalhes do edital, vagas e salários no site do IBGE.


A pesquisa do Censo 2022 terá um total de 26 questões. Nas visitas domiciliares, 92% da população deve responder ao questionário mais básico. Enquanto apenas 8% devem receber o questionário mais extenso, que tem um total de 77 perguntas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem