A iniciativa faz parte do Programa Casa da Gente, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Obras também conta com assistentes sociais, considerando que muitas pessoas vivem em casas com condições precárias. Só nos últimos três meses, a ação montou sete escritórios na Baixada Fluminense e na capital fluminense, e espera-se entregar mais quatro.
Realidade da população
Em muitos casos, as famílias sobrevivem com problemas como mofo, falta de alvenaria, fiação inadequada e infiltração. Vera Lúcia Sampaio, moradora do Morro da Providência, disse que a ajuda chegou a tempo.
"Não há quartos aqui. Eu e meus seis netos dormimos juntos na sala de estar. Quando soube que conseguiria ajuda gratuita, estava esperançoso de novo. Minha casa sofre muito com infiltrações e vazamentos, meu sonho é poder dar uma vida melhor e mais agradável aos meus netos", disse.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, muitas casas nem sequer possuem piso ou banheiro. "Portanto, a palavra de ordem do governador Cláudio Castro para o projeto Na Régua é: não há casa sem banheiro. Dessa forma, nossa missão é entregar mais qualidade de vida a essas famílias, com dignidade habitacional.".
Como participar do programa
- Acari: Rua Guaiuba, nº 210 A;
- Buriti Congonhas: Rua Macunaíma, nº 209 – Vaz Lobo;
- Caju: Travessa Central do Sossego, 39 - Associação de Moradores;
- Mangueira: Rua General Bento Ribeiro, nº 4 - Fundação Leão XIII;
- Marcílio Dias: Avenida Lobo Junior, nº 83;
- Providência: Rua da Bica, nº 29 - ONG Impacto dos Núcleos;
- Serrinha: Rua Mestre Darcy do Jongo, nº 162 - CUPA.
"Nossos profissionais são treinados para ouvir demandas, pesquisar casas e propor soluções criativas de baixo custo que resolvam um problema real. Na Régua nasce para apoiar a saúde e a assistência social, contribuindo para o rompimento do ciclo de reprodução das desigualdades sociais e de saúde", completou o subsecretário de Habitação, Allan Borges.
Postar um comentário