Veja os 7 benefícios do óleo de fígado de bacalhau para sua saúde.

Imagem: Reprodução/Google


O óleo de fígado de bacalhau é um suplemento alimentar rico em vitamina D, um nutriente essencial para melhorar a absorção e manutenção dos níveis de cálcio no sangue, fortalecendo os ossos e prevenindo situações como osteoporose, quedas e fraturas.


Além disso, o óleo de fígado de bacalhau também é rico em ômega 3, uma gordura saudável que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combater radicais livres e diminuir inflamações, auxiliando na prevenção do Alzheimer, derrame e infarto. Conheça outros alimentos ricos em ômega 3.


O óleo de bacalhau é geralmente comercializado em farmácias ou lojas de produtos naturais na forma de comprimidos ou xarope. No entanto, esse óleo deve ser usado apenas sob a orientação de um médico ou nutricionista, pois a ingestão excessiva pode causar sintomas como descamação da pele, sangramento, dor de cabeça ou náusea.


7 benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a saúde

Para todos os seus componentes e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o consumo de óleo de bacalhau pode ser usado para:


1. Prevenir doenças cardiovasculares

O óleo hepático de bacalhau tem quantidades ótimas de ômega 3, uma gordura saudável com propriedades anti-inflamatórias, promovendo o bom funcionamento das artérias e prevenindo doenças como aterosclerose e derrame.


Além disso, o ômega 3 presente no óleo de bacalhau também tem função antioxidante, que ajuda a prevenir a oxidação de células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e prevenindo ataque cardíaco e insuficiência cardíaca.


2. Fortalecer os ossos

Por ser rico em vitamina D, o óleo de fígado de bacalhau ajuda a melhorar a absorção de cálcio e fósforo, o que favorece o equilíbrio dos níveis desses minerais no corpo, fortalecendo os ossos e prevenindo a osteoporose.
Veja lista com outros alimentos ricos em vitamina D.


Além disso, a vitamina D, presente em quantidades ideais no óleo hepático de bacalhau, participa da formação e manutenção da massa muscular, ajudando a preservar a força e prevenir quedas e fraturas.


3. Prevenção do envelhecimento precoce

O óleo de fígado de bacalhau é rico em vitamina A, um nutriente com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres, um dos responsáveis por danos às células da pele, prevenindo a flacidez e a formação de rugas.


Por ser rico em ômega 3, uma gordura saudável que ajuda a manter a barreira natural de proteção da pele, o óleo de fígado de bacalhau também ajuda a reduzir a perda de água, promovendo hidratação, elasticidade e maciez da pele.


4. Ajuda na prevenção do câncer

Por ser rico em vitamina A, D e ômega 3, nutrientes com grande ação antioxidante, o óleo de fígado de bacalhau ajuda a combater radicais livres, principais responsáveis por danos às células saudáveis, ajudando na prevenção de alguns tipos de câncer.


5. Preservação da saúde mental

O óleo de fígado de bacalhau é rico em ômega 3, uma gordura com ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo as células do sistema nervoso central, auxiliando no tratamento da ansiedade e da depressão.


Além disso, o óleo de fígado de bacalhau contém grandes quantidades de vitamina A e ômega 3, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que protegem as células do sistema nervoso central contra inflamações e radicais livres, ajudando a prevenir a demência e o Alzheimer.


6. Prevenir o diabetes

Ao conter ômega 3, vitamina A e vitamina D, nutrientes com importante ação antioxidante, o óleo de fígado de bacalhau fortalece e protege e protege as células pancreáticas contra radicais livres, melhorando a ação da insulina hormonal e prevenindo a resistência à insulina e diabetes.


7. Auxiliar no tratamento da artrite reumatoide

O óleo de fígado de bacalhau é rico em ômega 3, um nutriente com potente ação anti-inflamatória e imunomodulatória, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, ajudando assim no tratamento da artrite reumatoide, uma doença inflamatória onde o corpo produz anticorpos que atacam as células saudáveis do corpo, causando inflamação nas mãos, pés, pulsos e joelhos. Entenda melhor o que é e como tratar artrite reumatoide.


Como consumir

O óleo de fígado de bacalhau pode ser consumido na forma de cápsulas para adultos, e é geralmente indicado para a ingestão de 1000 mgs por dia, de preferência ao lado das refeições.


Por outro lado, o xarope de óleo de fígado de bacalhau é geralmente indicado para crianças, e 1 a 2 colheres de chá são indicadas diariamente com café da manhã ou almoço.


No entanto, a dosagem e a forma de consumo desse suplemento variam de acordo com os objetivos, estado de saúde atual e necessidades nutricionais individuais. Portanto, recomenda-se que a suplementação com óleo de fígado de bacalhau seja feita apenas sob a orientação de um médico ou nutricionista.


Possíveis efeitos colaterais

O consumo de óleo de fígado de bacalhau pode causar alguns efeitos colaterais simples, como pele seca, dor de cabeça, náusea, sabor metálico, dor de estômago. Além disso, o uso deste suplemento também pode causar algumas reações mais graves, como coceira e vermelhidão na pele, urina de cor escura, pele amarela e olhos ou sangramento.


Quem não pode usar

As pessoas que usam medicamentos para controle de diabetes só devem consumir óleo de fígado de bacalhau com o acompanhamento de um médico, pois este suplemento pode interagir com a droga, causando hipoglicemia.


Além disso, suplementos com óleo hepático de bacalhau podem interferir na ação de medicamentos anticoagulantes, neste caso, utilizando o suplemento apenas sob a avaliação de um médico.


O óleo de fígado de bacalhau não é indicado para mulheres que amamentam ou que estão grávidas, pois a ingestão excessiva de vitamina A pode aumentar o risco de aborto e malformações no sistema nervoso central e no coração do bebê.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem