Embora os sintomas da azia possam ser facilmente combatidos através de mudanças de hábitos, se persistentes, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja possível definir a causa desses sintomas e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado.
Algumas dicas para aliviar a azia e diminuir a frequência dos sintomas são:
1. Evite alimentos que causem azia
Além disso, há alimentos que, apesar da origem natural, causam azia exigindo esforço extra do estômago para digestão, como frutas cítricas, pimentas e bebidas que contêm álcool ou cafeína, como vinho, chá verde, chá preto e café.
Confira uma lista mais completa de alimentos que você deve evitar.
2. Inclua alimentos facilmente digeridos na dieta
Além disso, frutas como pera e ervas aromáticas, como manjericão e alecrim, por exemplo, podem ser usadas durante crises, para aliviar a sensação de queimação. Confira 6 remédios caseiros para aliviar a azia durante a crise.
3. Reduza a quantidade de alimentos nas refeições
Para reduzir a frequência de ataques de azia, é aconselhável que a pessoa reduza a quantidade de alimentos ingeridos por refeição. Isso porque quando o estômago está mais cheio do que o normal, ele pode acabar produzindo mais suco gástrico do que o necessário, além de facilitar o refluxo que piora a azia.
4. Deite-se 2 horas após a última refeição
Pessoas que sofrem de azia podem ter a boca do estômago mais aberta do que o normal, e ao deitar logo após a refeição o suco gástrico, que faz a digestão dos alimentos, pode acabar subindo e causar a sensação de queimação.
Além disso, é indicado que a posição ao deitar, é que no lado esquerdo do corpo, porque o estômago tem uma pequena curvatura que permanece para cima nesta posição, impedindo que o suco gástrico cause queimaduras na boca do estômago ou garganta.
5. Não beba e coma ao mesmo tempo
O consumo de líquidos durante as refeições, mesmo os de origem natural, como suco de frutas e até água, não é recomendado para quem sofre de azia. Sim, o ácido presente no estômago ao misturar com o líquido que foi ingerido dobra em quantidade, e isso torna mais fácil para o conteúdo gástrico ser capaz de subir para o esôfago, gerando a sensação de queimação.
Além disso, o consumo de sopas e caldos também não é indicado para quem sofre de azia.
6. Não pule as refeições ao longo do dia
7. Evite a obesidade ou o excesso de peso
O excesso de peso em alguns casos pode causar azia, já que o excesso de gordura ao redor dos músculos do estômago faz pressão, empurrando o suco gástrico para fora do órgão, causando queimaduras e até mesmo possível lesão no esôfago. Se a azia é causada por esses fatores, recomenda-se o acompanhamento com um nutricionista para que a redução de peso seja feita de forma saudável e adequada.
Veja o vídeo a seguir para obter mais dicas sobre o que fazer para aliviar os sintomas da azia e evitar que eles apareçam novamente:
Postar um comentário