O texto falso afirma que o Governo Federal acaba de aprovar esse vale-gás e que destina-se a pessoas de baixa renda, aposentados, usuários de Auxílio Emergencial e também do Bolsa Família. A mensagem diz ainda que o Planalto está querendo preencher essas vagas o mais rápido possível.
O link também afirma que para se cadastrar, o cidadão precisa inserir algumas informações básicas como nome completo, estado, CPF e a cidade em que mora atualmente. Os criminosos também inserem declarações falsas de pessoas que teriam recebido o Vale do Gás após fazerem esse suposto registro.
Vale do gás
A verdade é que alguns estados estão pagando pelo Vale do Gás. É o caso, por exemplo, de São Paulo. Só que neste caso, eles não agem enviando links para essas pessoas. A propósito, eles nem estão fazendo mais aplicações para este programa.
Se o cidadão mora em outro estado ou cidade que está fazendo esse pagamento, é importante consultar o site oficial do governo local. Lá, o usuário descobrirá como as autoridades locais estão fazendo esse processo de inscrição.
Em nível federal, o Palácio do Planalto ainda não está fazendo esse pagamento, nem a inscrição para este programa. O que temos até agora são projetos que ainda estão tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Como não cair em fraudes
A primeira dica é sempre ser suspeito. Mesmo que você tenha uma mensagem real, não vai doer não ter certeza sobre isso. O ideal é realmente buscar informações oficiais para saber se o Governo está realmente enviando esse tipo de mensagem.
Outra dica importante é suspeitar de milagres. Normalmente, os criminosos usam histórias muito boas. Eles são "imperdíveis" e geralmente muito fáceis de se inscrever. Eles também usam muitos termos como "urgente", "inscreva-se agora", "últimos dias" e "últimas vagas".
Postar um comentário