Valé-Gás; Governo Federal aprovou o beneficio para os aposentados? Veja o que o Governo Federal afirmou.

Imagem: Reprodução/Google

É falso informar que o Governo Federal teria acabado de aprovar um novo vale-gás para a população vulnerável. Essa mensagem falsa está circulando por grupos de whatsapp e ajudando a infectar celulares. Segundo a Polícia Federal (PF), isso é, portanto, um golpe.


Essa informação falsa está girando pelo mundo da internet há cerca de um mês. Segundo informações da PF, mais de 5 mil pessoas receberam esse link. Não está claro quantos desses indivíduos realmente caíram nessa fraude. Sabe-se, no entanto, que vários deles podem ter sido vítimas dessa situação.


O texto falso afirma que o Governo Federal acaba de aprovar esse vale-gás e que destina-se a pessoas de baixa renda, aposentados, usuários de Auxílio Emergencial e também do Bolsa Família. A mensagem diz ainda que o Planalto está querendo preencher essas vagas o mais rápido possível.


As notícias falsas também dizem que o cidadão precisa enviar essa informação para outros cinco grupos. A ideia dos criminosos é alcançar o maior número possível de pessoas.
Assim, a possibilidade de fazer mais vítimas torna-se ainda maior. Por isso, a PF diz que o ideal é não compartilhar esses vínculos com ninguém.


O link também afirma que para se cadastrar, o cidadão precisa inserir algumas informações básicas como nome completo, estado, CPF e a cidade em que mora atualmente. Os criminosos também inserem declarações falsas de pessoas que teriam recebido o Vale do Gás após fazerem esse suposto registro.


Vale do gás

A verdade é que alguns estados estão pagando pelo Vale do Gás. É o caso, por exemplo, de São Paulo. Só que neste caso, eles não agem enviando links para essas pessoas. A propósito, eles nem estão fazendo mais aplicações para este programa.


Se o cidadão mora em outro estado ou cidade que está fazendo esse pagamento, é importante consultar o site oficial do governo local. Lá, o usuário descobrirá como as autoridades locais estão fazendo esse processo de inscrição.


Em nível federal, o Palácio do Planalto ainda não está fazendo esse pagamento, nem a inscrição para este programa. O que temos até agora são projetos que ainda estão tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.


Como não cair em fraudes

Segundo a Polícia Federal (PF), é humanamente impossível se tornar invisível para golpes. Qualquer um pode sofrer um a qualquer momento. No entanto, é possível tomar alguns cuidados básicos para evitar essa dor de cabeça.


A primeira dica é sempre ser suspeito. Mesmo que você tenha uma mensagem real, não vai doer não ter certeza sobre isso. O ideal é realmente buscar informações oficiais para saber se o Governo está realmente enviando esse tipo de mensagem.


Outra dica importante é suspeitar de milagres. Normalmente, os criminosos usam histórias muito boas. Eles são "imperdíveis" e geralmente muito fáceis de se inscrever. Eles também usam muitos termos como "urgente", "inscreva-se agora", "últimos dias" e "últimas vagas".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem