Confira os benefícios do Soro Fisiológico nos cabelos, formas e como usar.

Imagem:Google

O soro fisiológico é usado em vários contextos, principalmente se tratando de saúde, mas o que nem todo mundo sabe é que este é um excelente produto auxiliar nos cuidados com o cabelo, sendo uma ótima opção de hidratação caseira.


Por ser uma solução isotônica composta por 0,9% de cloreto de sódio, o soro fisiológico se assemelha bastante aos fluídos já existentes no próprio organismo humano. Por esse motivo, age nos fios como um eficaz hidratante, contendo o frizz, combatendo o ressecamento, equilibrando o PH e dando mais brilho e leveza aos fios.


Além de ser facilmente encontrado em qualquer farmácia e ter um preço acessível, o soro fisiológico pode ser usado em todos os tipos de cabelo e de várias maneiras. Além disso, ele pode ser usado tanto em sua forma pura ou como ingrediente em receitas de hidratação caseira.


Benefícios do soro fisiológico no cabelo


O soro fisiológico, além de promover hidratação, possui outras diversas finalidades benéficas para o cabelo. Por isso, listamos abaixo os benefícios que ele oferece:

 

1 – Equilibra o PH do cabelo

Basicamente, é recomendado que todo produto que entre em contato com o cabelo seja neutro ou levemente ácido, como é o caso do soro fisiológico, que tem o PH igual a 6,0 e, por isso, não altera o PH dos fios. Como resultado disso, ele é absorvido pelo couro cabeludo com maior facilidade e ajuda a corrigir os danos causados por produtos muito ácidos, como os que são usados em progressivas e outras técnicas de alisamento.


2 – Combate o ressecamento e o frizz

Por ter alto potencial hidratante, o soro fisiológico certamente é uma ótima solução para cabelos secos ou danificados. Basicamente, a hidratação, juntamente com a correção do PH, promove o selamento da cutícula dos fios, o que consequentemente elimina o frizz e resulta em um cabelo mais forte e macio.


3 – Promove leveza e mais movimento


A água do chuveiro possui partículas metálicas imperceptíveis que, no ato da lavagem, se prendem no cabelo, deixando-o pesado e sem movimento. Contudo, o soro fisiológico remove não só essas partículas, como também resíduos de produtos químicos, proporcionando leveza e deixando o cabelo mais solto.


4 – Promove brilho e maciez

Por fim, o soro fisiológico também é ótimo para dar brilho aos fios, evitando que eles fiquem opacos e sem vida. Ademais, a hidratação promovida pelo soro fisiológico consequentemente deixa o cabelo mais macio e, como resultado disso, os fios se embaraçam menos e fica mais fácil na hora de pentear.


Formas de utilizar o soro fisiológico no cabelo

O modo de usar o soro fisiológico pode variar dependendo do efeito que você busca. Contudo, é possível utilizá-lo puro e diretamente nos fios após a lavagem do cabelo, servindo como um enxágue final com o intuito de limpar os resíduos da água do chuveiro e de produtos químicos, hidratar, corrigir o PH e selar a cutícula dos fios.


Entretanto, é possível unir o soro fisiológico a outros componentes e criar opções de hidratação ainda mais potentes e completas. Por isso, listamos abaixo as principais receitas caseiras com soro fisiológico:


1 – Spray revitalizante para cabelos cacheados


Sobretudo, essa opção é ideal para cachos pois esse tipo de cabelo geralmente tem as pontas mais ressecadas. Basicamente, o formato do fio cacheado dificulta a distribuição de oleosidade do couro cabeludo para as pontas dos fios, ou seja, tornando-as mais secas.


Em razão disso, esse spray revitalizante com soro fisiológico tem o intuito de não só promover brilho, leveza e definição dos cachos, como também repor a hidratação das pontas.


Ingredientes:


  • 100 ml de água;
  • 100 ml de soro fisiológico;
  • 1 colher de sopa de azeite ou outro óleo vegetal;
  • 2 colheres de sopa de creme ativador de cachos ou creme de pentear.

Como utilizar:

Coloque tudo em um frasco borrifador, misture bem até virar um líquido homogêneo. Em seguida, borrife pelo cabelo, espalhando o produto com as mãos, finalize como desejar.


Ademais, existe a opção de usar o soro fisiológico como finalizador de cachos de forma mais simples. Sobretudo, basta misturar o produto com um pouco de água em um borrifador e aplicar no cabelo durante a finalização, resultando em cachos mais leves, soltos e com mais brilho.


2 – Hidratação com soro fisiológico e D-pantenol

O D-pantenol é uma vitamina importante para a saúde dos cabelos e da pele, produtos que contém esse componente possuem ação revitalizante, anti inflamatória e hidratante. Por isso, se incorporado ao soro fisiológico e uma máscara hidratante garante uma nutrição mais potente e hidratação prolongada.


Ingredientes:


  • 2 colheres de sopa de soro fisiológico;
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação de sua preferência;
  • 1 tampa de D-pantenol.

Como utilizar:

Por fim, una todos os ingredientes homogeneamente e aplique nos cabelos limpos, espalhe pelos fios com a mão e massageando bem para facilitar a absorção do produto. Deixe agir por 20 minutos e faça o enxague, finalize como desejar.

 

3 – Hidratação com soro fisiológico e mel


Ingredientes:


  • 1 colher de sopa de soro fisiológico;
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação de sua preferência;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 ampola de vitamina A.

Outras versões dessa receita sugerem adicionar 1 colher de sopa de glicerina e 1 colher de chá de semente de óleo de semente de uva, que são elementos usados para fortalecer e nutrir os fios, além de deixá-los mais macios e brilhosos. Portanto, se você possuir esses ingredientes em casa, incorpore em sua receita para deixá-la ainda mais completa e potente.


Como utilizar:


Misture os ingredientes em um recipiente até chegar à consistência homogênea, aplique nos cabelos limpos e deixe agir de 20 a 30 minutos. Utilizar uma touca térmica pode ajudar na absorção do produto. Em seguida, enxague o cabelo e finalize como desejar. Todavia, vale ressaltar que fazer essa hidratação a cada 2 semanas já é o suficiente para surtir o efeito desejado.


4 – Hidratação com soro fisiológico, camomila e Maizena para cabelos loiros


O chá de camomila ajuda a clarear o cabelo e realçar o loiro, aliado a isso o soro fisiológico e a máscara de hidratação tratam dos danos causados pela química da descoloração, já a Maizena serve para potencializar o efeito da máscara hidratante. Por isso, essa receita caseira é uma ótima opção para nutrir e revitalizar cabelos loiros.


Ingredientes

  • 1 colher de sopa de soro fisiológico;
  • 2 colheres de sopa de chá de camomila;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou outro óleo vegetal;
  • 2 colheres de sopa de máscara de hidratação de sua preferência;
  • 1 colher de sopa de óleo de argan;
  • 2 colheres de sopa de Maizena;
  • 250 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Como fazer

Comece colocando a Maizena com a água em uma panela, deixe no fogo baixo sempre mexendo até criar consistência de um mingau, reserve para esfriar. Misture o restante dos ingredientes em um recipiente e incorpore o mingau de Maizena quando este obter temperatura ambiente.


Em seguida, aplique a mistura no cabelo com as mãos, mecha por mecha, evitando a raiz para que não fique oleosa. Deixe o produto agir por 30 minutos e utilize uma touca térmica se possível, depois enxague bem e finalize como desejar.


Enfim, não há contraindicações quanto ao uso do soro fisiológico no cabelo e utilizá-lo só tem benefícios a oferecer, portanto não há restrições quanto a periodicidade em que você pode fazer uso dele. Portanto, aproveite essa opção de hidratação caseira prática e barata e, se quiser conhecer outras, confira também: Hidratação com óleo de coco

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem