Primeira parcela do 13° salário do INSS sai nesta semana; Confira o calendário.

Imagem: Reprodução/Google


O INSS dará início ao pagamento da primeira parcela do 13° salário amanhã, terça-feira (25). Esse pagamento faz parte da antecipação do abono natalino. A medida é uma das ações adotadas pelo governo para minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19.


A primeira parcela do 13° salário começará a ser paga a partir da terça-feira (25). Os primeiros a receber a antecipação do abono natalino são os aposentados e pensionistas do INSS que recebem um salário mínimo.


O pagamento para esse grupo ocorre de forma escalonada, conforme o final do número do benefício. O calendário dos segurados que recebem o piso nacional tem a duração de dez dias e paga um número por dia.


Esse calendário inicia na última semana do mês e finaliza da primeira semana do mês seguinte. Dessa maneira, começará na terça-feira (25 de maio) e se estenderá até o dia 08 de junho. A segunda parcela estará disponível a partir do dia 24 de junho até o dia 07 de julho. Veja todas as datas abaixo:



O pagamento da primeira parcela do 13° salário do INSS para os aposentados e pensionistas que recebem mais que um salário mínimo só começará no dia 1º de junho. Esse grupo recebe de acordo com outro calendário.


Esse calendário dura cinco dias e paga dois grupos de beneficiários por dia. Assim como o anterior, faz o pagamento de forma escalonada, conforme o final do número do benefício. Como dura apenas uma semana ocorre nos primeiros dias do mês.


O pagamento da primeira parcela do 13° salário se estenderá até o dia 08 de junho. A segunda parcela da antecipação do abono natalino começará a ser papa para esse grupo a partir do dia 1º de julho até o dia 07 do mesmo mês. Veja todas as datas abaixo:



Imagem:ISS

13° salário do INSS

O abono natalino, como também é conhecido é pago todos os anos em duas parcelas. A primeira parcela do 13° salário do INSS é paga entre os meses de agosto e setembro. A segunda parcela é disponibilizada entre os meses de novembro e dezembro.


É importante lembrar que a primeira parcela é de 50% do valor e a segunda possui as reduções tributárias correspondentes ao Imposto de Renda, caso seja a situação.


O abono natalino tem como objetivo ajudar os aposentados e pensionistas no pagamento das despesas de fim e início de ano. O 13° salário do INSS é pago a todos os aposentados e pensionistas do Instituto, com exceção dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia.


Dessa maneira, também contempla aqueles que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.


Antecipação da primeira parcela do 13° salário do INSS

Essa medida foi adotada no ano passado, como meio de minimizar os impactos gerados pela Covid-19. Com isso, foi paga por meio do Decreto n° 10.410, de 30 de junho de 2020. O pagamento da primeira parcela foi liberada em abril e a segunda em maio.


O governo pretendia fazer a antecipação nas mesmas datas, neste ano. Porém, devido ao atraso na aprovação do Orçamento Geral da União o pagamento deve que ser atrasado para os meses de maio e junho.


A antecipação tem como objetivo ajudar nas despesas geradas pela pandemia, como a compra de remédios, internações e compras de alimentos. É importante lembrar que, devido à alta do desemprego, muitos segurados tiveram que arcar com toda a despesa da família.


O pagamento antecipado do abono natalino contempla todos os aposentados e pensionistas do INSS que tem direito ao recebimento do 13°. Dessa maneira, não é pago aos beneficiários do BPC.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem