Auxílio doença: Veja detalhes das novas regras e saiba como solicitar o benefício na pandemia.

Imagem:Google

O auxílio-doença do INSS é um benefício concedido ao trabalhador em caso de incapacidade temporária. Com o agravamento da pandemia no Brasil e, consequentemente, a necessidade de medidas mais rigorosas para conter a contaminação, o governo vem buscando soluções que dispensem a necessidade de comparecer a uma agência para a realização de perícias médicas.


O procedimento é obrigatório para a concessão do benefício.
No entanto, no ano passado, o auxílio-doença foi liberado sem perícia médica. Como as agências físicas estavam fechadas há meses, e o atendimento presencial foi gradualmente retomado, não foi possível acompanhar a quantidade de solicitações acumuladas.


Assim, o INSS criou duas novas modalidades de concessão de auxílio-doença, a fim de agilizar as respostas aos pedidos que ainda estavam no órgão. São a antecipação do benefício sem perícia médica e o desempenho da perícia online. Mesmo assim, a lista de espera continua excedendo a capacidade de atendimento do instituto.


Agora, a agência analisa a possibilidade de implantação de outra modalidade: a concessão de auxílio-doença sem perícia médica. Essa opção pode ser aplicada em casos mais simples, nos quais a comprovação do direito ao benefício é mais fácil, através da apresentação de exames e atestado médico, por exemplo. O novo esporte será testado ao longo deste ano.


Como solicitar o auxílio doença do INSS?

O auxílio-doença é pago a trabalhadores afastados de suas atividades por mais de 15 dias consecutivos ou por mais de 15 dias intercalados, no prazo de 60 dias, devido à mesma doença em ambos os casos.


A comprovação do estado de saúde pode ser feita com relatórios e consultas que atestam o problema, bem como perícia médica. A solicitação pode ser feita por telefone, no Call Center 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pela internet, no site ou aplicativo meu INSS.


Confira o passo a passo para agendar a perícia médica:


  • Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
  • Selecione a opção "Agendamento/Solicitações";
  • Clique em "Novo Aplicativo";
  • Em seguida, selecione "Benefício por Incapacidade";
  • Selecione "Auxílio doença com documento médico" e clique em "Próximo";
  • Preencha o formulário com suas informações;
  • Envie os documentos solicitados e clique em "Próximo";
  • Faça o cronograma e clique em "Gerar voucher";

Compareça à agência do INSS na data definida para fazer o procedimento.