Café com leite: Veja os benefícios nutricionais da dupla queridinha dos brasileiros.

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Não é só no sertão que a dupla é bem sucedida, não. Na culinária brasileira, arroz com feijão e queijo com goiaba provam que também são doces fora do ambiente musical. Um desses mais bem sucedidos é o leite, presente na mesa de praticamente todos os brasileiros. 


No dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café e nada mais justo do que aproveitar a data comemorativa para conhecer mais sobre essa combinação popular.


Segundo a nutricionista Lys Ane Souza Araújo, quando consumido com moderação, o café reduz sonolência e fadiga mental, melhora a capacidade de concentração e é uma fonte rápida de energia. "Alguns estudos sugerem a associação benéfica do consumo de café no combate aos efeitos de doenças como Parkinson, Alzheimer e diabetes tipo 2", diz a nutricionista. 


O leite, por outro lado, é uma fonte rica em proteína e cálcio, ou seja, fundamental para a formação e manutenção dos ossos do corpo. "A alimentação também ajuda na prevenção da síndrome metabólica e do diabetes tipo 2, com redução da pressão arterial etc. ", destaca Lys Ane.  


Como o leite é uma das principais fontes de proteína e cálcio entre a população brasileira, devido ao seu baixo custo e fácil acesso, a nutricionista também explica que misturar com café, além de melhorar o sabor do leite, ajuda a aumentar a aceitabilidade dos alimentos. 


Mas o especialista alerta que, como outros alimentos, o consumo excessivo deve ser evitado. Segundo ela, o recomendado é consumir entre 50 e 300mg de café por dia, o que equivale a uma ou duas xícaras. Em relação ao leite, o ideal é ingerir no máximo três xícaras de 200 ml por dia, já que este é um alimento muito calórico. 


Outra dica dada pelo especialista é evitar beber café à noite ou perto da hora de dormir, já que a cafeína é um estimulante natural e isso pode afetar o sono. "Há pessoas que até têm um metabolismo mais dinâmico e às vezes o fato de que tomar café à noite não atrapalha na hora de dormir, mas para a grande maioria das pessoas, a cafeína consumida à noite pode, mas pode dificultar o sono. Por isso, o café é uma bebida mais adequada para o café da manhã, ou depois do almoço", aconselha a nutricionista.

Fonte:Ibahia