A Gigante Toyota anunciou estratégia para produção de veículos elétricos.

imagem: Divulgação/Toyota

A Toyota finalmente anunciou sua estratégia para a produção de veículos elétricos. E o plano é ousado: até 2025, a empresa japonesa quer em seu portfólio a adição de pelo menos 15 veículos elétricos a bateria. No último Salão do Automóvel de Xangai, realizado este ano, a fabricante já havia revelado o modelo que guiaria o restante da produção, o BZ4X.  


Os "SUVs elétricos" ajudarão a projetar os novos veículos da marca para a linha BZ ("Beyond Zero", ou, "Beyond Zero" em tradução).

No entanto, a Toyota não revelou mais informações ou detalhes específicos sobre a nova montagem, a menos que o BZ4X seja lançado no Japão e na China ainda este ano.


Também buscando oferecer diversas opções aos seus clientes, a empresa quer lançar 75 veículos diferentes para o mercado, também até 2025, com baterias elétricas, células de combustível de hidrogênio e híbridos a gás-elétrico. A empresa terá a ajuda da Subaru, uma montadora japonesa.


O BZ4X em si já está incluído nesta linha de montagem em parceria com a Subaru. Seu interior possui um painel exclusivo, com a tela longe do volante, para melhorar a visão do motorista. Ele também acompanha uma série de botões no console central e volante do modelo, detalhe que diferencia a Toyota de outras empresas, como a Tesla, que estão abraçando a experiência do usuário digital.


Vale lembrar que a Toyota foi pioneira no desenvolvimento de veículos elétricos, mas sua resistência em ver o padrão como o futuro do segmento, fez com que a Tesla e outras empresas passassem na frente na corrida elétrica. De acordo com a Toyota, o BZ4X deve ser lançado mundialmente em 2022.


Toyota quer lançar modelos híbridos no mercado americano em 2021. Em fevereiro, a empresa anunciou que tem planos de lançar dois carros totalmente elétricos no mercado dos Estados Unidos até o final de 2021.


A decisão é uma mudança na direção da empresa japonesa, que atualmente não tem nenhum modelo elétrico sendo comercializado lá, tendo apenas carros híbridos e híbridos plug-in, que são veículos com carregamento através de uma fonte de energia externa.