Atenção! Nova rodada de pagamento do FGTS aniversario começa nesta segunda, (1) Veja o calendário de saque.

Imagem:Edital Concursos Do Brasil

Os trabalhadores com saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que aderiram à modalidade de saque-aniversário já podem verificar as datas do saque, ou, em alguns casos, já resgatar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos pagamentos.

A partir desta segunda-feira, 1, por exemplo, nascidos no mês de março podem resgatar o saque-aniversário.


A decolagem do FGTS permite que os beneficiários saquem anualmente, e no mês de nascimento, parte do saldo disponível em contas ativas ou inativas do FGTS. Cerca de 9,7 milhões de brasileiros que escolheram o esporte poderão sacar em 2021.


Os nascidos em janeiro e fevereiro, por exemplo, já podem sacar os recursos. O prazo para o trabalhador fazer o dinheiro é feito desde o primeiro dia útil do seu mês de nascimento até o último dia útil do segundo mês seguinte.
Caso o valor não seja resgatado dentro do prazo estabelecido no calendário, o dinheiro retorna automaticamente ao Fundo.


Veja o calendário do FGTS 2021 publicado pela Caixa:

Fonte:Caixa


No valor do saque-aniversário, varia de acordo com o saldo disponível na conta de cada trabalhador. Em alguns casos, parte adicional está incluída. Veja a tabela a seguir:

Fonte:Caixa Econômica Federal


Importante: Para receber no mesmo ano, o trabalhador deve escolher a modalidade até o último dia do seu mês de aniversário. Nascidos em janeiro que fazem a mudança hoje, por exemplo, só receberão a primeira parcela a partir de 2022.


Vale lembrar ainda que a troca do formato de recebimento do FGTS faz com que o trabalhador perca o direito à rescisão do saque em caso de demissão sem justa causa. Apenas a multa de 40% foi mantida neste caso