Após uma breve pausa no calendário de pagamentos por causa do feriado de carnaval, as parcelas do 13º salário do Bolsa Família voltam a ser depositadas nesta quarta-feira (17) para os beneficiários nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.
O 13º do Bolsa Família de Pernambuco é a contribuição do nosso governo para buscar efetivamente dar uma renda extra à população mais pobre do nosso Estado. Diferentemente do programa do Governo Federal, que só durou um ano, aqui em Pernambuco, nós entendemos a importância da manutenção desse programa. Principalmente em um ano de pandemia, em que as pessoas tiveram que fazer restrições severas”, disse Paulo Câmara, governador de Pernambuco, sobre o pagamento do benefício.
Bolsa Família Nacional
Nesta quarta-feira (17), retoma também o pagamento tradicional do Bolsa Família aos beneficiários que têm o Número de Inscrição Social (NIS) terminados em 2.
Daí em diante, a pausa acontece apenas nos fins de semana, sábado e domingo. Ou seja, na próxima segunda-feira (22), o pagamento das parcelas continua.
Neste ano com uma novidade: o depósito no aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, responsável por essa parte do benefício.
O Caixa Tem é uma plataforma digital que pode ser acessada gratuitamente nos aparelhos eletrônicos com sistema operacional Android e iOs. É nela que o benefício é creditado e o beneficiário fica apto para realizar todo tipo de movimentação – exceto o PIX, que ainda está para chegar na plataforma.
Os beneficiários do Bolsa Família não precisam fazer nada para receber o benefício através do Caixa Tem, além de baixar o aplicativo. Isso porque, o cadastro dos beneficiários na plataforma é de responsabilidade do Ministério da Cidadania, que planeja cadastrar todos esses até o mês de março deste ano.
O pagamento referente a fevereiro vai até o dia 26 desse mês, quando o grupo com o NIS terminado em 0 recebe a parcela.