Programa Casa Verde e Amarela, já está em vigor, financiamento habitacional traz diversas mudanças.

Imagem:Google

O programa Casa Verde e Amarela, que substituí o Minha Casa Minha Vida, já está em vigor.

O novo programa de financiamento habitacional tem diversas mudanças no programa, entenda neste posto principal e como está funcionando o programa criado pelo governo de Jair Messias Bolsonaro (sem partido).


O presidente da república sancionou a Lei 14.118/21, que cria o novo programa habitacional Casa Verde e Amarela. Isso visa substituir a Minha Casa Minha Vida (MCMV), criada pelo ex-presidente Lula (PT), e criar uma marca para o atual governo.


A Casa Verde e Amarela trouxe diversas mudanças, como linhas de crédito para reformas, aquisição de imóveis e regularização fundiária para famílias com até R$ 7 mil de renda mensal na área urbana e com até R$ 84 mil de renda anual na zona rural.


No antigo programa criado em 2009, não foi possível reformar imóveis já prontos e, muito menos, realizar a regularização fundiária. Outra novidade do projeto criado por Bolsonaro é o aumento dos valores totais dos imóveis que podem ser financiados.


Esse programa será gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e financiado por recursos orçamentários, como recursos habitacionais e fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS).


Grupos de renda da Casa Verde e Amarela e taxas de juros

O MCMV trabalhou com quatro faixas de renda, porém, a Casa Verde e Amarela mudaram essa divisão para três bandas. Por isso, foi excluída a faixa destinada às famílias mais pobres com propostas específicas para esse grupo.


Além disso, houve mudanças nas taxas de juros de cada grupo, e não havia mais a opção que estava isenta de cobrança. O governo também trouxe


Apenas o grupo 2 contará com a ajuda extra do sindicato para pagar as parcelas do financiamento. No entanto, a prioridade são as famílias que são pais solteiros chefiadas por mulheres e têm em sua composição pessoas com deficiência, idosos, crianças e/ou adolescentes de 0 a 17 anos