Atenção! Primeira parcela do 13° salário para aposentados deverá sair depois do Carnaval; Veja

Imagem:Reprodução

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber o adiantamento da primeira parcela do 13° salário só depois do Carnaval, já no mês de março, não em fevereiro, como previsto anteriormente.

O motivo é que a folha de pagamentos da União para este mês da União já começou a ser processada sem o 13°.


O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical), João Inocentini (Sindnapi), afirma que o sindicato fez o pedido em janeiro para antecipação dos valores da primeira parcela do 13º. De acordo com ele, extraoficialmente o pagamento teria sido confirmado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, porém não houve resposta oficial. “A esperança é sair em março; no final de março, começo de abril.”


Segundo informações do jornal O Globo, são cerca de R$ 704 bilhões para pagar os benefícios previdenciários este ano. No entanto, o orçamento ainda precisa receber aval do Legislativo para que o dinheiro seja liberado.

O pagamento antecipado do benefício deve injetar cerca de R$ 26 bilhões na economia, beneficiando quase 30 milhões de segurados do INSS.


Congresso ainda deve votar o Orçamento

Inicialmente, o plano da equipe econômica era pagar a primeira parcela do 13º em fevereiro e a segunda em março, com o objetivo de estimular a atividade econômica do país, principalmente em razão do aumento de casos de Covid-19.


Mas, sem a aprovação do Orçamento pelos parlamentares, todos os gastos da União ficam limitados, o que dificulta saber com certeza quando devem ser ser pagas as parcelas. Além disso, 38% do valor previsto para a Previdência Social depende de uma autorização especial do Congresso, na chamada regra de ouro, para que o governo federal possa gastar mais do que o permitido pelo teto.