Veja Como vai funcionar o financiamento pelo Caixa Tem do Programa Casa Verde e Amarela.

Imagem: Google

A Caixa Econômica Federal anuncia a operação da Casa Verde e Amarela pela Caixa Tem.

Nesta semana, o presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães, disse que já está desenvolvendo estratégias para o uso da plataforma. Segundo ele, os usuários poderão fazer operações de microcrédito com segurança e rapidez.


Ao anunciar que ligará a Caixa Tem à Casa Verde e Amarela, a Caixa Econômica explicou como funcionará o serviço. A ideia é que os usuários paguem seus financiamentos por meio da poupança digital, que agora conta com uma linha especial de microcrédito.


Segundo Guimarães, cerca de 10 milhões de pessoas que até então não estavam incluídas nos serviços bancários, poderão participar do financiamento imobiliário pela Caixa Tem.


A ideia é que as operações digitais aumentem o número de pessoas nos serviços de crédito.


"85% do crédito imobiliário da Caixa é oriundo de correspondentes do banco [como lotéricas e correspondentes bancários], que operam em locais onde não há agências. Em breve, esse aplicativo atende aos nossos objetivos", acrescentou o executivo.


Pix incluído na proposta

Para tornar o serviço ainda mais seguro, o gerente informou que o Pix será incluído nas operações. Através das chaves criadas no aplicativo, os usuários poderão fazer seus pagamentos com transferências automáticas. Até o momento, cerca de 18,5 milhões de pessoas estão cadastradas no PIX, dos quais 47% são clientes da Caixa Tem.


"Bancário é um fato. Essas pessoas entraram via Caixa Tem, bancadas e hoje já têm bancos, inclusive pix", reforçou.


Retorno financeiro

De acordo com os números da instituição, no terceiro trimestre deste ano, foram contratados R$ 33 milhões em serviços de crédito. O número é 21,5% maior que o cálculo total do segundo semestre e 58% maior que todo o ano de 2019.


"Nós assumimos o nível operacional antes do coronavírus e crescemos mais do que no ano passado. A mesma coisa aconteceu em relação ao consignado", disse Guimarães.


O banco disse ainda que a partir de janeiro a contratação do novo programa habitacional já estará disponível.