Veja como o óleo de linhaça ajuda no emagrecimento.

Imagem: IBahia

Você gosta de dicas para emagrecer de forma saudável? Você já pode anotar em sua lista a ingestão diária de óleo de linhaça.

Este óleo, extraído da linhaça, é rico em gorduras boas, vitaminas e minerais, substâncias essenciais para o corpo. O consumo de óleo de linhaça pode contribuir para a saúde da pele, equilíbrio corporal, perda de peso e prevenção de doenças.


A Mundo Verde preparou uma lista com dez benefícios deste produto para a saúde.


1- Tem ação anti-inflamatória: ao converter-se em ômega 3, o óleo de linhaça tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam no controle de inflamações no corpo e melhoram a acne rosacea;


2- Saúde : além da relação positiva que o óleo de linhaça, colesterol e triglicérides têm, uma vez que o ômega 3 presente na linhaça contribui para regular os níveis dessas substâncias, o óleo de linhaça também ajuda a regular a pressão arterial. Com isso, pode ajudar na prevenção de doenças relacionadas ao coração e à circulação;


3- Menopausa: por conter lignanas, fitoestrogênios com estrutura semelhante ao hormônio feminino, o óleo de linhaça pode contribuir para aliviar os sintomas da menopausa e da TPM;


4- Vegetarianos e pessoas alérgicas a peixes têm a linha como opção de ingerir ômega 3 necessária para o funcionamento do corpo;


5- Ajuda no controle de doenças de Crohn e Coleite, pois ajuda a diminuir a inflamação do intestino;


6- Ajuda na síndrome de Sjogren, doença que causa ressecamento da córnea;


7- Óleo de linhaça para cabelo e unhas: ajuda no crescimento de unhas e cabelos, além de torná-las mais vistosas;


8- Rico em vitamina E, que previne doenças degenerativas e o processo de envelhecimento;


9- Tem ação antioxidante, ajudando a neutralizar radicais livres que causam o envelhecimento precoce do nosso corpo;


10- Emagrecimento: o óleo de linhaça ajuda a manter o metabolismo acelerado e funciona como termogênico, sendo um verdadeiro aliado da dieta equilibrada e da atividade física.


Consumo

Segundo nutricionistas da Mundo Verde, não há recomendação estabelecida para o óleo de linhaça, pois depende muito da individualidade da pessoa. No entanto, alguns estudos e fabricantes recomendam de 2 a 4 gramas de óleo de linhaça por dia.


Você pode encontrar óleo de linhaça na forma de cápsulas gelatinosas ou em forma líquida, como se fosse um azeite de oliva e pode ser consumido puro ou usado em receitas.


Vale lembrar que, como todos os alimentos, o óleo de linhaça não deve ser consumido em excesso. Além disso, o produto é contraindicado para gestantes.