Ceia de Natal: nutricionista alerta para os cuidados na alimentação.


Feriados são sinônimo de abundância, confraternizações e alimentos, porém, deve-se ter cuidado ao alimentar a ceia e o bom senso na quantidade consumida.

Com isso, é necessário redobrar o cuidado com as guloseimas preparadas para a ocasião, que podem ter uma mesa rica, sem excessos gastronômicos.


Mas o que comer na ceia de Natal para manter a boa saúde? Nutricionista especializada em Comportamento Alimentar, Mylena Pires, enfatiza e alerta para o cuidado com a importância de tornar a dieta mais equilibrada.


"Devido à pandemia, os hábitos alimentares dos brasileiros mudaram, começamos a priorizar o consumo de alimentos considerados mais palatáveis, como alimentos industrializados, ricos em sódio, açúcares e gorduras. O desafio atual é equilibrar e gerenciar emoções negativas a partir do isolamento social para reduzir os danos à saúde que podem causar uma dieta não regulamentada", diz a nutricionista.


Ainda segundo o especialista, é essencial cuidar das formas de preparo, sendo essencial higienizar as frutas, legumes e tudo o que será utilizado.

"O método adequado de descongelamento está sob refrigeração, no forno ou micro-ondas, sem colocar em cima da pia à temperatura ambiente. Os preparos à base de maionese, por exemplo, como salada e salsicha, devem ser mantidos na geladeira e removidos dos entregues que serão servidos aos hóspedes. As sobras da ceia devem ser armazenadas em um recipiente de vidro, devidamente fechada", conclui.


Confira dicas  sobre alimentos saudáveis nos feriados: 


1. Os frios podem ser adicionados a partir de frutas secas como damasco, ameixas, oleosas, castanha-do-pará, castanha de caju e nozes.

2. As frutas secas são ricas em fibras e vitaminas que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de fornecer saciedade, para evitar excessos durante a véspera de Natal.

3. Outra dica importante é evitar temperos e aditivos químicos nas carnes. A orientação é o uso de temperos naturais como manjericão, orégano, alho, cebola, salsa, páprica, cúrcuma e ervas finas.

4. O tradicional Chester ou peru pode ser temperado com suco de laranja ou limão, com fatias de cebola, pimentão e outros legumes a gosto.

5. Uma boa salada de grão-de-bico com ervilha, lentilha e frutas além de nutritiva é bastante saborosa.