Treino de braço não deixa mulher musculosa; veja mitos e verdades sobre o assunto.


Você costuma treinar armas na academia ou no exercício que faz? A parte do corpo é evitada por algumas mulheres para que não dê uma aparência muscular. No entanto, isso não acontece na prática.
É o que explica o nutrólogo Eduardo Rauen.


"Quando você nota os braços grandes de alguém, geralmente é por acúmulo de gordura. Musculação não faz isso", resume. Ele ressalta que treinar essa parte do corpo é importante para a saúde. "É necessário treinar essa região até para prevenir a osteoporose, pois a musculação também fortalece os ossos."


O médico tirou algumas dúvidas sobre o assunto, além de descobrir alguns mitos. Verificar:


1 - As mulheres realmente ganham massa muscular fácil ou isso é um mito? 


Isso é um mito. Há esse medo de que, trabalhando os membros superiores, eles se tornem muito fortes, mas eu acho que é cultural. Quando comparamos gordura e músculo apenas pelo tamanho, percebemos que o volume que o músculo ocupa no corpo é menor porque é mais denso. Quando vemos esse braço grande, geralmente a pessoa tem acúmulo de gordura na região. Musculação não faz isso, deixa o músculo mais denso, ou seja, menos volumoso e com aparência definida.


2 - Quais são os reais benefícios do fortalecimento dos membros superiores?


Quando falamos em treinar apenas membros inferiores ou membros superiores, não podemos fazer essa separação.
Nosso corpo tem que treinar como um todo. Podemos, sim, priorizar alguns exercícios de perna para as mulheres, mas o que não podemos fazer é negligenciar o trabalho dos membros superiores, pois o músculo é um órgão endócrino que produz vários hormônios que beneficiam a saúde, diminuindo o risco de doenças, aumentando o metabolismo e protegendo contra a obesidade.


3 - É possível perder gordura com treinamento de força?


É importante notar que o treinamento aeróbico não é obrigatório para queimar gordura. Quando realizamos um treinamento de fisiculturismo, aumentaremos, a médio e longo prazo, a taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade de calorias queimadas em repouso. Quando você tem uma taxa metabólica mais alta, pode ocorrer, mesmo comendo a mesma quantidade, você não engorda e até perde peso. É comum as pessoas pensarem imediatamente, "se eu fizer uma hora de aeróbica, eu gasto mais calorias do que em uma hora de musculação." No começo, sim. Mas dentro de três a seis meses, a pessoa que está treinando uma hora de musculação terá passado o maior total daqueles que só fazem o aeróbico.


4 - Os músculos fortalecidos podem evitar possíveis problemas de mobilidade? Por que isso acontece?


A fragilidade do idoso pode ser detectada através da sarcopenia, um diagnóstico após sessenta anos que identifica a falta de força e volume muscular, resultando na diminuição da mobilidade. Uma forma de evitar o problema é o treinamento preventivo, para que esse déficit de massa muscular não ocorra na frente.


5 - Para quem não tem tempo ou prefere investir em outros exercícios na academia, mas entende a importância de fortalecer completamente os músculos, existem tecnologias indicadas para o fortalecimento dos músculos superiores? Que? Como eles agem?


Hoje existem equipamentos médicos que ajudam no crescimento da massa muscular.
Há, por exemplo, o Emsculpt, que é uma tecnologia que usa o campo magnético para fazer uma contração na região, resultando em aumento da massa muscular. São contrações supramaxímicas, ou seja, acima do que conseguimos no exercício em si, e que ajudam, principalmente, pacientes que têm muita dificuldade de treinar, que têm dor nas articulações, que têm alguma doença que impede a execução do movimento ou até mesmo o mais preguiçoso. Mas é importante ressaltar que devemos sempre, com orientação profissional, realizar atividades físicas, aeróbicas e de força, para manter nossa saúde à mão.