Especialista em obesidade afirma que segredo para o emagrecimento definitivo está na mente; Veja.


Você sabia que perder peso e perder peso são termos com significado diferente? De acordo com a especialista em obesidade Gladia Bernardi, a grande maioria das pessoas perde alguns quilos temporariamente, mas não perde peso.
O segredo para a perda de peso está na mente das pessoas.


"O cérebro precisa entender que comer é uma necessidade fisiológica, e que não devemos 'afogar as tristezas' e sentimentos na comida que vamos comer. Quando entendemos isso, podemos consumir vários alimentos - saudáveis e calóricos", explica Gladia.


Segundo o especialista, após atingir o peso desejado, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos, o desafio é encontrar o equilíbrio.  A comida não deve ser o protagonista o tempo todo. "Minha dica é: antes de comer um doce ou algo muito calórico, pergunte a si mesmo: eu realmente preciso disso agora? Claro que não devemos nos privar de 100% dos doces, mas precisamos ingerir conscientemente", ensina o especialista.


Confira cinco sinais de que você perdeu peso, mas não perdeu peso:


Você ainda é um escravo da balança.

Aqueles que decidem aderir a uma dieta restritiva geralmente pesam várias vezes ao dia para ver se o esforço está valendo a pena. E isso pode muitas vezes ser falho e interrompido, pois as escalas podem variar, e há outras maneiras de verificar se a dieta está fazendo efeito.


"No momento em que chegamos ao processo definitivo de perda de peso, ou seja, quando nossa mente entende que não precisamos comer muito para sobreviver, e que não é necessário se tornar neurótico com peso, essas práticas são deixadas de fora", ressalta.


Vidas focadas em "tentações" na mesa

É comum encontrar pessoas que até perdem peso, mas depois de um tempo eles recuperam tudo facilmente. "Se você está sempre pensando em pizza, chocolate, feijoada, cerveja, mesmo depois de seguir uma dieta e conseguir o corpo desejado, isso é um sinal de que seu cérebro ainda não entende as novas necessidades do seu corpo e serve como um alerta, porque você pode engordar novamente", diz Gladia.


"Entenda que o foco principal deve ser o que devemos dar preferência, alimentos como frutas, legumes, saladas e assim por diante. Lembre-se: nunca se sinta culpado por comer algo, pois as células vão entender como algo negativo e, dessa forma, você vai ganhar facilmente", explica.



Maus hábitos continuam

Tudo o que fazemos muitas vezes, a longo prazo, torna-se um hábito. Quando a pessoa é obesa, ele provavelmente estava levando uma vida cheia de hábitos alimentares inadequados, o que fez com que ela ganhasse peso.
No momento em que uma dieta é inserida na rotina dessa mesma pessoa, nosso corpo leva um tempo para entender essa mudança. Em alguns casos, o cérebro nunca entende que realmente mudou.


"Então elimine todos os maus hábitos que fazem parte da sua vida. Por exemplo: jantar carboidratos simples todos os dias, beber refrigerante em todas as refeições, comer chocolate todas as tardes, etc.", lista Gladia.


Perde massa magra, mas não gorda

Dietas altamente restritivas promovem perda rápida de peso, mas isso não quer dizer que todos os dígitos que diminuem na escala são gordura, pelo contrário. "A privação de alimentos faz com que a pessoa elimine uma grande quantidade de fluidos, e também massa magra. Ou seja, embora o peso na balança pareça menor, não perdeu peso, pois continua com a mesma taxa de gordura corporal, e ainda perdeu massa muscular", explica.


Ou seja, para perder peso "de verdade", o mais indicado é transformar sua mente e seus hábitos, eliminando assim a gordura sem prejudicar a massa magra do corpo. "É possível pesar o mesmo número de quilos, ou até mesmo pesar mais, e ser mais fino ao trocar gordura por músculo, já que esse tecido é mais pesado que a gordura. Mas para fazer isso, você precisa ter disciplina e reprogramar seu cérebro, mudando totalmente a relação com a comida. Uma dieta restritiva e de curto prazo nunca proporcionará esse ganho", diz Gladia.


Não cria uma rotina de exercícios físicos

Por mais que o foco principal da perda de peso definitiva esteja na maneira como pensamos e na forma como vemos a comida, manter uma prática de exercícios frequentes é extremamente importante. isso porque, além de intensificar o processo ao perder peso, proporciona saúde, sensação de bem-estar e satisfação.


"Quando praticamos algum exercício, pode ser dança, luta, musculação, corrida, natação, entre outros, liberamos um hormônio que é capaz de regular as emoções, além de ajudar na redução da dor. O número de pessoas sedentárias no país ainda é grande, pois eles insistem em fazer os exercícios durarem", conclui Gladia Bernardi.

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