Bancos privados querem autorização para ANTECIPAR saque aniversário do FGTS; veja as regras.

Imagem: Google

O governo definiu que o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderia ser realizado. No entanto, as opções são oferecidas apenas por bancos públicos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB).


Bancos privados como Itaú, Santander e Bradesco ainda não fazem parte desse novo negócio. Segundo fontes do governo, há interesse dos bancos privados nessa linha, mas a operação precisa de um investimento operacional e tecnológico. 


As instituições estão priorizando processos urgentes como o PIX, que foi o pagamento instantâneo criado pelo Banco Central e pelo Open Banking.


Um dos técnicos econômicos também disse que a pandemia do novo coronavírus pressionou enormemente os bancos que tiveram que antecipar investimentos para acelerar a abertura de contas digitais. 


Também operavam com as linhas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Pequenas Empresas (Pronampe), que visava ajudar as empresas no momento da crise.


A fonte apontou que os bancos privados podem estar tendo problemas para operar com o chamado Peac Maquininhas, que é a modalidade de crédito garantido por venda com máquinas de pagamento digital para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas.


Antecipação do FGTS

A Caixa foi o primeiro banco a disponibilizar a linha de crédito antecipação do saque, portanto já foram adicionados 1,7 milhão de contratos, o que representou, até 24 de novembro, um volume de R$ 4 bilhões.


A taxa de juros praticada para antecipação é de 0,99% ao mês. A Caixa antecipa o valor das parcelas correspondentes aos próximos dois anos.


No Banco do Brasil, é possível antecipar cerca de 3 ciclos do saque do FGTS, no valor mínimo de R$ 1.000 para cada uma das parcelas do saque anual.


O Itaú está realizando testes para implementar o crédito antecipado do saque-aniversário do FGTS, e por isso não realizou contratos pela linha.


"O banco está sempre ciente de oportunidades que ajudam a impulsionar a economia, e ressalta que seus clientes podem contar com apoio financeiro por meio de outras linhas de crédito para pessoas físicas, disponíveis em canais digitais", disse.