Atenção! veja Como garantir a aposentadoria do MEI com valor superior a um salário mínimo

 

Imagem: Reprodução/Google

A aposentadoria é um dos benefícios do Microempreendedor Individual (MEI). Para ter esse direito é necessário contribuir regularmente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As regras de transição definidas pela Reforma da Previdência em 2019 também se aplicam ao MEI.


Para se aposentar, os homens devem ter 65 anos. As mulheres devem ter 62 anos. Outro requisito é ter 180 meses de carência, período que corresponde a 15 anos de contribuição.

 

APOSENTADORIA MEI

A aposentadoria de um salário mínimo é direito de cada MEI que mensalmente contribuiu com 5% do valor do salário. Para se aposentar com um valor maior que esse, o MEI tem que complementar a contribuição.


Se essa for a opção, o MEI deve pagar o valor adicional de 15% a mais como contribuição mensal ao INSS. Dessa forma, é necessário pagar a Guia da Previdência Social (GPS) separada do pagamento do INSS.


Se o MEI decidir pagar 15%, o valor final da aposentadoria levará em conta a média de todos os salários durante a contribuição. Ou seja, o cálculo puxará o valor final definido para o benefício do INSS.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem