14.7 C
São Paulo
domingo, julho 14, 2024

Detran divulga lista de CNHs que foram suspensas; Veja se a sua foi afetada

Leia Mais

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou recentemente uma lista de motoristas que foram notificados do isolamento e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para evitar problemas, os motoristas devem verificar as informações para ver quais foram afetados.

Após a notificação, tendo em vista que a lista foi publicada na última quinta-feira (5), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o cidadão tem 30 dias para entrar com recurso à Junta Administrativa de Recursos por Infração (Gary) e driblar a situação.

Quanto aos motivos que levaram ao isolamento ou suspensão da CNH, estão incluídas na carteira de habilitação situações como dirigir sob efeito de álcool, dirigir em velocidade superior à da estrada, recusar um teste de álcool e, por fim, a perda total de pontos.

Lista de CNHs pendentes emitidos pelo Detran

Uma lista de todos os documentos pendentes pode ser encontrada no Diário Oficial do Estado. O edital faz parte da Instrução nº 04, publicada inicialmente em 3 de janeiro, mas atualizada com os nomes encontrados no dia 5.Com base nas instruções, a aplicação da pena de suspensão torna-se o direito de dirigir aos infratores depois de esgotados todos os meios de defesa. Novamente, todos terão 30 dias, que são contados a partir da notificação de penalidade. A data é fixada e explicada no Registro Nacional da Carteira de Habilitação (Renach).

Após o período de suspensão do direito de dirigir, se o motorista não executar ou falhar no ciclo de reciclagem, a restrição é mantida. A questão é impedir a devolução ou renovação da CNH.

Prazo para renovação da CNH

Desde o início do ano, o prazo para renovação da CNH voltou para 30 dias. Esta regra aplica-se a todos os condutores cujos documentos tenham expirado a partir do primeiro dia do ano.

A mudança anterior devido à pandemia de COVID-19 foi feita em março de 2020. A partir desse momento, Contran passou a prorrogar o prazo de renovação do documento, para que fosse possível evitar a aglomeração de cidadãos nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Desde então, aqueles cuja licença expirou entre março de 2020 e dezembro de 2022 puderam renovar sua licença, com base no calendário elaborado pelo Contran, específico para cada estado. Em São Paulo, por exemplo, os motoristas têm até o dia 31 de agosto deste ano para realizar a operação.

Ressalte-se que, com base nas regras do CTB, dirigir veículo com carteira vencida configura-se como uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.

Quanto à validade da CNH, para motoristas menores de 50 anos, o documento é válido por 10 anos. Para aqueles com mais de 50 a 69 anos, por 5 anos; os motoristas com mais de 70 anos devem renovar sua carteira a cada três anos.

Com base em informações do Ministério da Infraestrutura, os únicos estados com prazos estendidos no país são Mato Grosso, Alagoas e São Paulo, nos prazos de 31 de janeiro, 30 de abril e 31 de agosto, respectivamente.

Últimas Notícias