31.2 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção, condutores: Confira quem poderá solicitar a nova CNH especial

Leia Mais

Uma proposta feita pelo senador Jorge Kajuro (PSB/GO) propõe a criação de uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Será chamada de “Classe R” e terá como público-alvo motociclistas e motocicletas que trafegam apenas na zona rural. Entendimento.

O Projeto de Lei nº 4139/19 já tramita no Senado Federal, que propõe alterar o Código de Trânsito Brasileiro. Vale ressaltar que esse é o principal documento em que se encontram boas práticas e regras de trânsito, além de penalidades que devem ser aplicadas nos casos em que os motoristas não cumprirem alguns dos pontos defendidos no texto.

A proposta especifica que, para viabilizar essa categoria, será necessário que o cidadão resida a pelo menos 50 quilômetros da escola escolhida. Além disso, não será obrigatório que as aulas sejam ministradas por um instrutor certificado pelo Detran em determinadas situações, como se ele já tiver uma licença “A” há mais de três anos.

Quando a nova modalidade CNH estará disponível?

Como mencionado anteriormente, o projeto ainda está em tramitação no Senado. Portanto, não é possível determinar quando essa nova categoria especial estará disponível para a população. Além disso, também é preciso aguardar a aprovação do Senado e de outras instituições responsáveis que também votarão o texto.

Se o projeto for aprovado em todos os casos, seguirá para obter a aprovação presidencial, um processo que pode levar tempo. O texto está atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Na comissão, a proposta ainda precisa aguardar o parecer do relator, Fabiano Contrato.

Vale ressaltar que a “classe especial R” será direcionada apenas aos condutores que utilizam veículos de duas rodas na zona rural. Com isso, não será permitido o uso do método em vias urbanas. Por enquanto, resta aguardar o andamento do projeto no Congresso e futura aprovação ou veto do presidente Lula (trabalhista).

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias