26.3 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

A água com limão é realmente boa para a sua saúde? A nutricionista lista 5 benefícios da bebida

Leia Mais

Tomar água morna com limão pela manhã tornou-se um dos rituais de bem-estar mais disseminados, mas será que ele realmente é benéfico? Confira a responsa de uma nutricionista

Um copo de água com limão a primeira coisa da manhã é um dos rituais de bem-estar mais difundidos, mas a bebida faz jus à sua fama e realmente contribui para a saúde? De acordo com a nutricionista Laura Parada, diretora da Slow Life House, os benefícios são muitos e vão desde a melhora do trânsito intestinal até o fortalecimento do sistema imunológico. Abaixo, confira como o simples hábito de beber uma dose de água com limão depois de acordar pode tornar sua rotina mais saudável!

Melhora a digestão

“A água de limão pode ajudar a iniciar a digestão pela manhã”, diz o profissional, acrescentando que também ajuda a combater a indigestão, azia e inchaço. Além disso, o limão é conhecido por estimular a produção de bile e estômago e, portanto, pode prevenir a formação de gases.

Fortalece o sistema imunológico

“O hábito de beber água com limão fortalece o sistema imunológico”, diz Laura, referindo-se ao alto teor de vitamina C no suco de frutas. Além disso, eles também são ricos em vitamina B, cálcio, ferro, magnésio, potássio e enzimas, que são nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo.

Melhora a pele

A nutricionista explica que a água com limão é boa para a pele devido ao alto teor de antioxidantes que “previnem os danos dos radicais livres” de dentro para fora.

Hidrata o corpo

Especialmente a primeira coisa da manhã com o estômago vazio, a água com limão é uma maneira eficaz de hidratar e estimular o metabolismo. Outro benefício de beber um copo de água adicionando suco de limão? “Dê um sabor agradável e facilite a otimização do consumo de água”, diz Parada.

Melhora o trânsito intestinal

“A água de limão melhora o trânsito intestinal e hidrata o cólon”, diz Parada, por isso pode ajudar com a constipação, especialmente com o estômago vazio logo pela manhã. Além disso, o limão, por ser rico em fibras, também favorece a saúde intestinal.

Lembre-se: a água deve ser quente, nem quente nem fria

A nutricionista ressalta que é importante que a temperatura da água seja morna e não quente, pois “na mesma temperatura corporal, ela é absorvida mais rapidamente porque não precisa baixar a temperatura para ser digerida”.

E não, o limão não é alcalino

De todos os benefícios desse truque, a alcalinidade não é um deles, diz Parada. “Muitas vezes se ouve que a água com limão pode ajustar o pH do sangue com um efeito alcalino. No entanto, isso está errado, uma vez que os rins, fígado e pulmões são responsáveis por regular a acidez do sangue, mantendo-o na faixa de 7,3 a 7,5.

Últimas Notícias