17.7 C
São Paulo
domingo, abril 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Você pode ter direito a CNH 100% gratuita, mas não sabe; descubra agora!

Leia Mais

uita gente não sabe, mas existe um programa que oferece uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) totalmente gratuita para milhares de pessoas. Todos os anos, muitos estados brasileiros abrem vagas de emprego para os interessados em receber o benefício.

Para muitos, essa é uma oportunidade única de obter o tão esperado documento, pois os custos da operação são cada vez mais altos no Brasil. Em muitos lugares, o preço médio de levar uma carteira apenas na classe B (carro) é de US $ 2.500.

A CNH Social é uma iniciativa dos estados brasileiros, por isso não é encontrada em todas as regiões do país. Em geral, é possível obter a primeira qualificação nas classes A ou B, adicionar uma categoria ou até mesmo mudar de categoria sem pagar nada.

Quem pode participar do programa?

Por se tratar de uma iniciativa do governo, cada unidade federal costuma adotar suas próprias regras. Em geral, você deve ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever, ter uma renda familiar de até três salários mínimos e ser estudante (se quiser competir no caminho estudantil).

Em alguns casos, também é necessário ter registro ativo no Cadastro Individual de Programas Sociais (CadÚnico), sistema do governo federal que coleta dados sobre domicílios de baixa renda. Para isso, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Pelo menos 15 estados brasileiros oferecem a CNH Social, a saber: Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Ceará, Piauí, Amazonas, Mato Grosso do Norte, Pará, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Como garantir uma vaga?

Os interessados em conseguir uma CNH gratuita precisam acompanhar a abertura de novas vagas no site do Detran (Departamento de Trânsito) do seu estado. A participação não tem custo para o participante.

Os selecionados recebem isenção em todo o processo de habilitação, incluindo taxas do Detran, valor do curso oferecido pelas escolas de condução e despesas com aulas e exames. Para saber mais, fique atento ao site do departamento de trânsito local.

Últimas Notícias