17.7 C
São Paulo
domingo, abril 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Nova idade MÁXIMA para brasileiros dirigirem? Entenda

Leia Mais

Hoje em dia, de acordo com a legislação de trânsito, é necessário que os brasileiros tenham pelo menos 18 anos de idade para poder dirigir veículos em vias públicas no Brasil. No entanto, embora essa limitação seja amplamente reconhecida pelos brasileiros, uma dúvida comum para muitos motoristas é se há uma idade máxima de condução.

Ao observar o trânsito nas estradas do país, é possível observar um grande número de brasileiros de idades mais avançadas que dirigem, seja por lazer, trabalho ou outros problemas. Além disso, eles dirigem diferentes veículos, como carros, motocicletas, vans, caminhões e até ônibus. Veja mais abaixo.

O Detran define a idade máxima de condução?

Para quem tem essa dúvida, é importante comentar que o Detran não especifica a idade máxima de um motorista para dirigir seu carro. Desta forma, o condutor tem autorização para conduzir independentemente da sua idade, desde que esteja licenciado para o veículo que está a conduzir, desde que se considere apto para o efeito e desde que seja considerado apto a renovar o seu documento.

Isso acontece porque todos os motoristas precisam passar, de tempos em tempos, pelo período de renovação da CNH após o seu vencimento. Neste período de renovação, o condutor passa novamente por um exame que se centra em examinar a sua saúde física e mental. Se ele passar no teste e sua licença for renovada, ele pode continuar a dirigir o carro.

Cnh entra com uma nova validade 

Nesse sentido, cabe ressaltar que desde 2021 entrou em vigor a alteração feita na Lei de Trânsito Brasileira (CTB). Dessa forma, trata-se da mudança na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que tem prazo de validade.

Para motoristas com menos de 50 anos, a CNH agora é válida por 10 anos. Por outro lado, para motoristas com idade entre 50 anos e até 69 anos, o prazo de validade da CNH passa a ser de 5 anos. Finalmente, para motoristas com 70 anos ou mais, a carteira de motorista agora é válida por 3 anos.

Por isso, o primeiro passo para quem precisa renovar a CNH por ela estar vencida é entrar no local do Detran na sua área e preencher o formulário adequado para isso, e depois escolher o local de atendimento presencial.

Além disso, é importante considerar que, se o examinador perceber que o motorista tem um problema, ele pode não permitir a renovação da licença.

Isso acontece porque nesse tipo de exame de saúde física e mental, observa-se se o motorista é capaz de dirigir com segurança nas vias públicas do país. Portanto, portanto, para que seja possível manter a sua segurança e a segurança de outras pessoas que utilizam as estradas.

Últimas Notícias