17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Sinal de Alerta! Dores no abdômen e nas costas podem indicar câncer de pâncreas!

Leia Mais

O câncer de pâncreas é conhecido por ser um dos cânceres mais difíceis em um estágio inicial. Os sintomas demoram a aparecer e, portanto, o número de pacientes diagnosticados nos estágios final ou avançado da doença aumenta a cada dia. Normalmente, o tumor já invadiu tecidos vizinhos, e relatos sobre pacientes mostram alguns sinais nas costelas.

O tempo relatado pelas pessoas desde o primeiro reconhecimento dos sintomas até o diagnóstico final varia de menos de um mês a vários anos. De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, a natureza intermitente dos sintomas, que vêm e vão de momento a momento, dificulta o diagnóstico.

É por isso que, em alguns casos, os pacientes podem ser erroneamente tranquilizados por um período em que não apresentam sintomas, mas durante esse tempo, o câncer se espalha pelo corpo.

“Fomos influenciados pelos relatos dos participantes sobre os sintomas que experimentaram intermitentemente e pela segurança que obtiveram nos períodos intermediários, quando se sentiram relativamente saudáveis”, descreveram os pesquisadores.

Sintomas nas costelas
Relatórios de pesquisa descrevem sintomas intermitentes incluem nódulos, impulsos percebidos nas costelas e sangramento retal. De acordo com os pesquisadores, os nódulos dos pacientes são descritos como pronunciados e aparecem na área das costelas, onde o pâncreas está localizado atrás do estômago.

Um dos sinais mais óbvios da doença são dores desconfortáveis na parte superior do abdômen, bem como nas costas. A dor geralmente vem e vai, e piora quando uma pessoa está deitada.

Outros sintomas do câncer de pâncreas

O adenocarcinoma, que se origina no tecido glandular, é o câncer de pâncreas mais comum, sendo responsável por 90% dos casos já diagnosticados. O problema é que os pacientes geralmente não apresentam sintomas até que a doença já tenha se espalhado para outras partes do corpo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a maioria dos casos afeta o lado direito do órgão.

Confira alguns outros sintomas do câncer de pâncreas:

  • Perda de apetite ou perda de peso não intencional;
  • Amarelecimento da pele e do branco dos olhos (icterícia);
  • Coceira na pele.
  • Um novo diagnóstico de diabetes existente ou diabetes que se tornou difícil de controlar;
  • Coágulos sanguíneos
  • Fadiga.

Últimas Notícias