21.9 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -spot_img

Score de crédito caindo sem ter dívidas? Veja os 3 motivos que são os principais causador desse problema

Leia Mais

O Serasa score é um dos principais indicadores analisados pelas empresas de crédito na hora de emitir um serviço financeiro para os consumidores brasileiros. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, pagar as contas em dia não é o único ponto que o Serasa avalia na hora de determinar a nota de um cidadão.

Certos comportamentos financeiros ou serviços de emprego podem causar uma queda temporária na pontuação do consumidor. Um exemplo é a contratação de um novo cartão de crédito, que embora signifique uma oportunidade para a instituição financeira, a Serasa o entende como uma nova oportunidade de inadimplência.

Dessa forma, o score do consumidor pode sofrer uma queda temporária até que seu comportamento com o novo produto financeiro seja compreendido. Com a pontualidade no pagamento das contas, o resultado volta a subir gradativamente. No entanto, essa não é a única razão para o baixo resultado.

Score de crédito

1. Simulação de crédito excessivo

A realização simultânea de simulações de crédito em muitas instituições financeiras pode resultar em uma leve queda no score do consumidor. De acordo com o sistema Serasa, o comportamento do consumidor pode ser interpretado como uma necessidade urgente de crédito, seja por endividamento ou por questões que podem levar a possíveis inadimplências futuras. Por outro lado, as simulações de crédito realizadas pelo Serasa Crédito não interferem no Serasa Score.


2. Pedido de Empréstimo

Ao solicitar um empréstimo, além de um cartão de crédito, o cidadão também pode notar uma diminuição em suas notas. O resultado diminui devido ao novo compromisso financeiro que é capaz de mudar a credibilidade do cidadão. No entanto, se as parcelas do empréstimo forem pagas em dia, o score do Serasa voltará a subir com o passar dos meses e o comprometimento financeiro do consumidor.

3. Inscrição positiva

O registro positivo é uma ferramenta que registra o histórico de pagamentos dos consumidores, utilizada como parâmetro para determinar a pontuação do Serasa. No entanto, nem todas as contas são registradas no registro. Em geral, o sistema é composto por informações de pagamento de faturas de cartão de crédito e contas de consumo (água e energia), além de parcelas de empréstimos e financiamentos.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias