24.1 C
São Paulo
sábado, março 2, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção segurados! nova regra do INSS vai afetar milhões de aposentados e pensionistas; Veja detalhes

Leia Mais

A pensão do INSSS deve ser paga a um cidadão que não tenha carteira assinada e que siga essa regra.

Pensionistas e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tiveram boas notícias sobre um procedimento obrigatório. Uma das regras para continuar recebendo benefícios da Previdência Social é fazer um teste de vida todos os anos, ou seja, provar que você ainda está vivo.

A novidade é que esse manual deixou de ser de responsabilidade do segurado e passou a ser do próprio município. Desde 1º de janeiro deste ano, o INSS é o órgão responsável por realizar essa verificação.

Até então, o beneficiário tinha que comparecer à agência bancária com um documento de identidade anualmente, ou realizar a validação do aplicativo usando biometria. Nenhuma dessas medidas será necessária a partir deste ano.

Prova de vida em 2023?

O INSS deve publicar em breve uma lista com detalhes da mudança, mas já é possível saber como será a partir de agora, pelo menos em geral. De acordo com informações do governo federal, o órgão fará um encaminhamento proativo aos dados para verificar se o segurado está vivo.

A varredura será realizada automaticamente, com base em registros de banco de dados de autoridades locais ou sistemas de agências públicas federais. Aqui estão alguns exemplos de ações que provarão a vida:

  • Emissão ou renovação de passaporte, bilhete de identidade ou carta de condução;
  • Registos de vacinação
  • Consultas no SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Comprovante de voto na eleição;
  • contrato de crédito consignado;
  • outras operações registradas no banco de dados de empresas privadas, que ainda não foram detalhadas pelo governo;

Prova de vida de voluntário

Embora não seja mais uma obrigação do segurado, ele poderá realizar prova de vida de forma voluntária. Para isso, basta acessar o aplicativo Meu INSS com uma conta gov.br, entrar no menu “Serviços”, clicar em “Prova de Vida” e seguir as instruções na tela. A consulta de log está disponível no aplicativo.

1 comentário

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias