18.6 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

INSS libera pedido de aumento da aposentadoria; Entenda

Leia Mais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou a possibilidade de realmente realizar uma revisão de vida, apenas por meio do Meu INSS. A ferramenta cria um alerta para que o próprio órgão realize a correção de forma administrativa, sem precisar que alguém tome providências na Justiça.

INSS permite revisão de aposentadoria

Com isso, cerca de 14 mil pensionistas garantem o direito de revisão, que foi aprovado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O novo método começa a somar contribuições feitas antes de 1994, beneficiando trabalhadores que fizeram transferências maiores antes do plano real.

No entanto, o instituto ainda aguarda a publicação do acórdão para determinar quais cargos serão tomados para realizar uma revisão dos benefícios oferecidos. Por outro lado, o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) afirma que o procedimento foi apenas uma saída para o INSS levantar estatísticas sobre pedidos de revisão, a auditoria de gestão pode pagar menos do que os montantes justos.

Para o IBDP, solicitar uma revisão sem acompanhamento profissional de especialistas em previdência social pode resultar em menores valores de aposentadoria. Isso pode ser devido à possibilidade de que os valores sejam enganosos, a fim de beneficiar o município, caso o recurso seja modificado incorretamente.

Mesmo com a comodidade de realizar uma revisão de vida sem sair de casa e sem contratar um advogado, o beneficiário pode sair com prejuízo, caso a operação não seja realizada da maneira correta. Por isso, o ideal é procurar um profissional que saiba confirmar se a relevância do método é realmente útil.

Note-se que a revisão se aplica apenas aos trabalhadores que fizeram contribuições relevantes antes de Julho de 1994 ou a algumas contribuições após esse período. Além disso, não foi possível fazer o primeiro pagamento há menos de dez anos.

A aposentadoria deve ter sido concedida entre 29 de novembro de 1999 e 13 de novembro de 2019, de acordo com as regras em vigor antes da aposentadoria. É indicado fazer cálculos para garantir que os juros com a auditoria sejam mais benéficos do que o que é pago atualmente.

Quais são os primeiros passos a dar?

O beneficiário que deseja submeter o processo deve verificar a data que é considerada o início de sua contribuição para o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Além disso, será necessário solicitar a inclusão das contribuições feitas nos salários do primeiro trabalho oficial ou da primeira contribuição paga, no caso de trabalhadores independentes.

Verifique se todas as transferências de contribuição estão incluídas no período de cálculo de base e se os valores relatados estão corretos. Em relação ao tempo de contribuição, é necessário levar em consideração o CNIS registrado, uma vez que ele pode conter documentos que só estão presentes no processo administrativo, como o melhor estagiário, certificado militar e certificados do sistema especial.

Uma vez feito isso, basta passar por um pré-recálculo e verificar se a revisão será realmente útil.

Se forem detectados erros salariais na análise, é importante que o trabalhador detalhe os documentos necessários para comprovar as suas contribuições antes de Julho de 1994. Os documentos aceitos incluem contracheques, extrato do FGTS e relação Rais/Caged .

E os contribuintes independentes?

Para os trabalhadores independentes, os trabalhadores nacionais, os empresários e os contribuintes voluntários que já tinham contribuído antes de Dezembro de 1984, as transferências também podem não estar presentes no sistema de informação nacional. Os registros em microfichas são acessíveis pelo instituto, a fim de fazer o cálculo correto.

Ressalte-se que o servidor do INSS ainda não registrou essas microfichas no processo de franquia, uma vez que este documento é de grande importância para a realização de cálculos referentes ao valor do novo interesse.

A análise de todo o processo também permite que os trabalhadores encontrem outros erros na franquia. Assim, podem verificar-se suspensões que não se relacionem necessariamente com a utilização de contribuições voluntárias anteriores a Julho de 1994.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias