21.6 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -spot_img

INSS: Mulheres tem Idade mínima para se aposentar em 2023; Veja

Leia Mais

 

2022 termina, mas muitos trabalhadores já estão planejando a possibilidade de aposentadoria no ano seguinte. O processo requer a apresentação de vários documentos, bem como tempo e organização. Para as mulheres que querem se aposentar em 2023, veja qual é o requisito de idade mínima.

O benefício é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As discussões sobre aposentadoria se tornaram mais frequentes após a reforma da Previdência em 2019, com várias regras importantes mudando. Muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre quando conseguirão garantir a aposentadoria.

Aposentadoria das mulheres em 2023

Antes da aposentadoria, uma mulher pode se aposentar aos 60 anos. Mas isso mudou. A partir de 2023, a idade mínima de aposentadoria de um trabalhador será de 62 anos, além da exigência de pelo menos 15 contribuições ao INSS.

Ou seja, apenas o tempo de contribuição permanece como era antes da reforma. A idade aumentou em dois anos. A reforma da Previdência analisou a expectativa de vida dos brasileiros. As pessoas vivem mais e melhor, de acordo com estudos realizados para justificar a mudança de idade.É importante ressaltar que as mulheres que preencheram todos os requisitos necessários antes de se aposentarem em novembro de 2019 ainda podem reivindicar o benefício sob a regra antiga.

Como solicitar a aposentadoria

As mulheres que desejam solicitar a aposentadoria em 2023 devem entrar em contato com o INSS. A candidatura pode ser submetida e acompanhada pela Internet, no site ou candidatura do Meu INSS.

Os interessados em solicitar a aposentadoria do instituto devem recolher todos os documentos pessoais, como CPF e RG, além de comprovante de residência, carteira de contribuição com INSS, número do PIS e outras informações sobre a atividade profissional.

A lista completa está disponível no aplicativo Meu INSS e também nos canais de atendimento do Instituto. Depois de solicitar a aposentadoria, uma mulher pode acompanhar o progresso através do aplicativo.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias