17.7 C
São Paulo
domingo, abril 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Beneficio do INSS poderá ser pago a um cidadão sem carteira assinada que siga essa regra.

Leia Mais

A pensão do INSSS deve ser paga a um cidadão que não tenha carteira assinada e que siga essa regra.
Imagem Google

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também concede aposentadoria a trabalhadores que não possuem Carteira assinada. O método tem regras diferentes, mas dá aproximadamente os mesmos benefícios. Confira como o seguro é garantido.

Declaração

Entre os tipos de aposentadoria, os mais populares são a aposentadoria por idade e a aposentadoria por tempo de contribuição. Além dos contribuintes contratados no âmbito do Sistema de Unificação da Lei do Trabalho (CLT), os autônomos também têm acesso a esse seguro do INSS.

A maioria dos freelancers está registrada como proprietários individuais de pequenas empresas (MEI). Essa categoria foi criada em 2006 pelo então presidente Lula com o objetivo de organizar brasileiros que buscavam crescer profissionalmente com o próprio negócio.

Declaração

O MEI paga menos impostos em relação aos titulares de grandes empresas, possui Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) próprio e pode emitir uma nota fiscal de serviços eletrônicos (NFS-e). No entanto, nem todo pequeno empreendedor pode se inscrever como um programa MEI.

Alguns profissionais podem não se envolver em atividades remuneradas através deste esquema. É o caso de médicos, dentistas, psicólogos, advogados, engenheiros e outras profissões. Outro requisito para se tornar um MEI é que um trabalhador só pode contratar um funcionário e o trabalhador deve ter assinado a licença.

Regras do INSS para Aposentadoria de Autônomos

Os trabalhadores independentes podem ser acionistas individuais. Dependendo do plano que você escolher, o valor da sua contribuição mensal será determinado, bem como os benefícios a que você tem direito.

Um contribuinte independente da segurança social pode reformar-se por idade quando completar 65 anos, se for homem, ou 62 anos, no caso das mulheres. A regra de aposentadoria por tempo de contribuição para esses trabalhadores é de 20 anos para os homens. Se você é uma empresária, a norma exige 15 anos de contribuição para o INSS.

Um microempreendedor individual pode ter passado toda a sua vida sem ter uma assinatura em sua carteira, mas se ele estiver atualizado com sua contribuição individual para o instituto, ele tem direito à aposentadoria, independentemente do plano de contribuição escolhido. O pedido de habilitação pode ser apresentado sem sair de casa através do site ou da aplicação Meu INSS.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias