17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Homem morre ao contrair uma ameba “comedor de cérebros” lavando o rosto

Leia Mais

 

Um homem nos Estados Unidos morreu depois de contrair uma infecção causada por Amoeba Nigeleria fowleri, conhecida como o “comedor de cérebros”. Ele foi infectado enquanto usava água da torneira para enxaguar o rosto e lavar o nariz.

O caso ocorreu em 20 de fevereiro, de acordo com a Fox 4. Há três dias, o Departamento de Saúde dos EUA emitiu um alerta aos moradores sobre a infecção.

Declaração

De acordo com a administração, a infecção é rara e ocorre apenas quando a água contaminada com ameba entra pelo nariz. A infecção não ocorre bebendo água da torneira, por exemplo.

Este é o primeiro caso na Flórida em que uma pessoa contraiu a doença através da água da torneira, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). É também o primeiro caso de Nigelleria Fowleri em 2023.

Até agora, as infecções por ameba estão concentradas no sul do país, mais especificamente no Texas e na Flórida, com 39 e 37 casos, respectivamente.

De acordo com o CDC, as amebas normalmente vivem em corpos de água doce quentes, como lagos, rios e fontes termais.

Também é possível encontrá-los vivendo em sedimentos no fundo de lagos, lagoas e rios, de modo que a seção não indica tocar o solo em água doce rasa e quente.

Sintomas
Naegleria fowleri infecta as pessoas quando a água sobe pelo nariz e ataca o nervo olfativo, viajando uma curta distância para chegar ao cérebro, onde se alimenta do tecido cerebral.

Os primeiros sintomas são geralmente dor de cabeça, febre, náuseas, vômitos, rigidez do pescoço. No entanto, nos estágios posteriores, que se desenvolvem em dias, eles podem se transformar em convulsões, alucinações e estado mental alterado.

Últimas Notícias