21.2 C
São Paulo
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img

Dormir sem escovar os dentes? Não! Pode aumentar o risco de Acidente vascular cerebral e Infarto

Leia Mais

Sabe aquela história de que escovar os dentes é só um sorriso lindo? Nada disso! Um estudo publicado recentemente na Scientific Reports descobriu que a higiene bucal noturna está diretamente ligada a doenças cardiovasculares, incluindo um temido derrame.

Por quase três anos, os pesquisadores estiveram imersos nesta pesquisa, que contou com a participação de mais de 1.600 voluntários com 20 anos ou mais. Eles dividiram essas pessoas em quatro grupos e monitoraram de perto seus hábitos de escovação:

  • Grupo 1 – aqueles que referiram escovar os dentes duas vezes ao dia, nos períodos matutino e vespertino.
  • Grupo 2 – aqueles que relataram escovar os dentes apenas uma vez por noite.
  • Grupo 3 – aqueles que referiram escovar os dentes apenas pela manhã.
  • Grupo 4 – aqueles que não escovavam os dentes regularmente.

Os pesquisadores também levaram em conta outras informações importantes, como idade, sexo, histórico de tabagismo e acompanhamento médico. Eles vasculharam os prontuários odontológicos e médicos de todos os participantes.

Inflamação na gengiva pode ser sinal de alerta

Aí veio o grande avanço: a doença periodontal, a gengivite, principalmente devido à má higiene bucal, são um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo AVC e infarto. Escovar os dentes antes de dormir foi eleito o hábito mais importante para evitar essas complicações.

Portanto, não durma de falar no ar, esquecendo dessa prática diária. Cuidar dos dentes antes de dormir à noite é refrescante é fundamental para se proteger dos riscos. Basta usar uma escova macia, pasta de dente e escovação perfeita. Ah, e não se esqueça de usar fio dental e enxaguante bucal com enxaguante bucal. Tudo isso garantirá que sua boca permaneça limpa e saudável.

Últimas Notícias