23.2 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024
- Publicidade -spot_img

Confira os 5 alimentos que ajudam a combater a pressão alta

Leia Mais

A dieta é um fator importante no controle e prevenção da hipertensão. Além do excesso de sal, o alto teor de gordura contido em alguns pratos também é prejudicial à saúde e pode contribuir para a pressão alta.

Declaração

Por isso, além do acompanhamento com nutricionista para uma alimentação equilibrada e saudável, é importante substituir alimentos processados por naturais, consumir frutas e verduras e beber bastante água. São situações que beneficiam a saúde em geral.

Evite consumir esses alimentos

Segundo a nutricionista Natalia Colombo, para uma alimentação saudável, é importante evitar alimentos industrializados (biscoitos, salgadinhos, doces, etc.). Essas opções são ricas em aditivos, gordura saturada, sódio e pobres em nutrientes, o que significa que não proporcionam nenhum benefício ao organismo.

Alimentos contra a pressão arterial elevada

Alguns alimentos também atuam como proteção, pois algumas substâncias são benéficas ao organismo, ajudam a combater doenças e ajudam a regular o funcionamento do organismo.

Por isso, Natália Colombo lista alguns alimentos aliados no combate à hipertensão:

1. Linhaça, sementes de chia, peixes de água fria (sardinha, salmão)

Fontes de ácidos graxos insaturados e ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a pressão arterial.

2. Proteína vegetal

Os alimentos que fazem parte desse grupo ajudam a manter a pressão arterial. Pobres em gordura, sem colesterol e ricas em fibras, as fontes de proteína vegetal aumentam significativamente a longevidade e a qualidade de vida. Está no feijão, soja, quinoa, lentilha, ervilha, grão de bico e outros.

3. Oleaginosas

Eles têm arginina, que aumenta a produção de óxido nítrico, uma substância que dilata os vasos sanguíneos. Eles promovem muitos benefícios quando combinados com um plano alimentar saudável. Alguns exemplos de oleaginosas são castanha-do-pará, pistache, nozes e outros.



4. Frutas vermelhas

Esses alimentos contêm flavonoides, uma substância que relaxa os vasos sanguíneos, reduz a pressão arterial. Morangos, melancias, cerejas, framboesas e amoras são alguns exemplos.

5. Alho e cebola
Esses alimentos são compostos de enxofre que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e ajudam a reduzir a pressão diastólica e sistólica, de acordo com algumas evidências clínicas.

Vale ressaltar que o acompanhamento médico e as consultas regulares com nutricionista são importantes para garantir uma alimentação ideal para pacientes hipertensos, pessoas com histórico familiar da doença ou para quem quer prevenir o problema.

Últimas Notícias