17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

CNH 2023: brasileiros vão se surpreender ao renovar o documento; Veja as alterações

Leia Mais

Com as mudanças da nova CNH, o prazo de renovação do documento também foi alterado. Veja o que mudou e saiba se você foi afetado!
Imagem: Reprodução/Google

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por algumas alterações nos últimos anos, a fim de garantir maior segurança do documento e sua adequação ao padrão internacional de autenticação. Apesar disso, ainda não é necessário que os motoristas se preocupem com a operação para proteger a nova versão.

Isso ocorre porque as qualificações tradicionais permanecerão válidas até o final de sua validade.

Entre as principais mudanças na nova qualificação, podemos destacar sua cor, layout das informações e data de validade para renovação. Ele será renovado a partir de agora de acordo com a idade do motorista. Além disso, foram introduzidas algumas novas subcategorias para facilitar a identificação nas inspecções.

Mudanças na CNH
Depois de obter a nova carteira de motorista, o motorista já notará diferenças nas cores do documento. O modelo antigo, que era principalmente verde escuro, agora foi substituído por verde claro, juntamente com azul, cinza e amarelo. Além disso, outra alteração no layout do documento diz respeito à assinatura.Anteriormente, a assinatura do motorista estava na parte inferior da CNH. Na nova versão, o item fica logo abaixo da imagem do motorista. Dessa forma, a parte inferior da habilitação tem uma tabela de subcategorias.

Tendo em vista a padronização internacional do documento, houve a necessidade de inclusão de subcategorias nas categorias tradicionais brasileiras (A, B, C, D e E). Foram adicionadas as subcategorias B1, C1, C1, C1E, D1 e D1E, localizadas fora do Brasil. As mudanças não são apenas no campo visível para o motorista.

Com a nova CNH, outros recursos de segurança adicionais foram adicionados à carteira. O novo documento exibe códigos de segurança mais modernos, como tintas de efeito anti-scanner, que reagem à ocorrência de luz UV.

Alteração também sobre o prazo de renovação
Além das alterações no design do documento, a principal alteração na nova qualificação está associada às datas de validade. Desta forma, o período de renovação do documento será alterado de acordo com a idade do motorista.

Apenas a validade da carteira de motorista permanece a mesma, ou seja, um ano.

Veja o novo prazo de renovação da CNH:

  • Condutores até 49 anos: dez anos;
  • Entre 50 e 69 anos: cinco anos;
  • Mais de 69 anos: três anos.

Últimas Notícias