18.6 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

Alteração! A nova CNH é lançada em 2023 com uma série de novidades

Leia Mais

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento essencial para quem quer dirigir. Além de estar atento às modificações realizadas, é muito importante que os motoristas atuais os mantenham ao alcance. Por falar em mudanças, confira as principais mudanças esperadas para a CNH em 2023.

Mudanças esperadas na CNH

A validade foi alterada

As mudanças propostas para a qualificação em 2023 são diversas e todas se referem a diferentes aspectos, que vão desde a aparência até as datas de validade. As mudanças mais marcantes na nova CNH se baseiam na criação de um novo projeto de lei, o nº 2496/22. O objetivo é aumentar o tempo de renovação da carteira de habilitação.

Ao considerar o modelo antigo, um exame físico e psicológico era exigido por lei a cada cinco anos para renovar a licença. O novo projeto busca ampliar o prazo de validade para dez anos para motoristas de até 59 anos. Manter o prazo de cinco anos para pessoas com idade entre 50 e 69 anos e estabelecer uma renovação a cada três anos para aqueles com mais de 70 anos.

Houve outras mudanças

Além da mudança na titularidade do governador, outra série de mudanças está prevista na nova CNH. É o caso, por exemplo, do novo visual da qualificação, onde a cor muda do verde escuro para uma paleta mista de tons de verde, amarelo e azul (não por acaso, são as cores da bandeira brasileira). Também houve flexibilização dos limites de pontos, com a CNH sendo suspensa no passado após 20 pontos.

Após a mudança, se não houver infração grave, o limite de pontos será de 40. Se uma violação muito grave ocorrer dentro de um período de um ano, o máximo é de 30 pontos. Se houver duas irregularidades graves no mesmo período, o máximo é novamente de 20 pontos.

A nova habilitação agora é mais segura, pois tem impressão interativa de tinta incandescente no escuro, holograma e raios UV, dificultando a falsificação.

Últimas Notícias