17.7 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

Afinal, é possível lançar o novo RG online? Veja o passo a passo como fazer

Leia Mais

Quem precisou emitir carteira de identidade em algum momento da vida sabe o quanto o processo é lento e difícil. Se você for a uma unidade de atendimento presencial da Polícia Civil, apresentar vários documentos, então, depois de muita espera, emitir um RG. Algumas unidades oferecem o serviço com pré-agendamento, o que pode facilitar o processo, mas não torná-lo menos lento e cansativo.

Felizmente para os paranaenses em breve não será necessário sair de casa para implementar a versão RG. Após a Polícia Civil do Paraná (PCPR) viabilizar a emissão de cópia autenticada do documento de identidade online, a primeira via também pode ser solicitada online.

Conheça a iniciativa que promete facilitar

O primeiro caminho fácil é um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia da informação e comunicação Paraná (Celepar). A expectativa é que a ferramenta esteja pronta, no máximo, até o fim do ano. A intervenção da Polícia Civil do Paraná e Celebar como forma de tornar o processo de emissão de um documento de identidade mais rápido e prático.

O estado já conta com o segundo serviço Easy Way do RG, adotado em 2022. E somente em 2022, mais de 180 mil documentos foram emitidos por meio do site da PCPR. E, claro, tudo de forma simples e fácil. Sem sair de casa, o cidadão pode alterar a foto, assinatura e dados biográficos do RG que limita a ida a um dos centros de identificação apenas para realizar a retirada do documento, a ideia é que o serviço First Easy Way também funcione dessa forma.O projeto é um bom exemplo do uso da internet e da tecnologia em benefício dos cidadãos e também da Polícia Civil, afinal o serviço é uma forma de automatizar o processo de emissão do documento que passa pelas mãos de menos pessoas e gasta menos tempo.

Veja quando o programa estará disponível

Sem dúvida, a dificuldade de emitir um RG é uma realidade. Mas logo será difícil agendar o dia e o horário para preparar a primeira versão do documento no passado. O Paraná é o único estado brasileiro que oferece a possibilidade de liberar todas as faixas de RG de forma totalmente online e simples.

Utilizando apenas um celular, computador ou tablet, o cidadão pode acessar o site da Polícia Civil do Paraná, enviar uma foto, fazer o upload dos documentos necessários em formato PDF e prosseguir com a solicitação do seu RG, assim como funciona o 2º Caminho Fácil, depois esperar e ir buscar um dos centros de identificação.

O projeto abre caminho para que todos os RGs do estado sejam encomendados online. Assim, acabe com qualquer dificuldade na emissão do documento. Seja por burocracia ou pela falta de prazos disponíveis para a realização da emissão do documento de identidade presencialmente.

Por fim, os planos são de que a primeira estrada fácil esteja disponível para os paranaenses até o final deste ano. O que é, claro, uma boa notícia para as pessoas que precisam solicitar o documento. Mas, ainda é possível agendar horário para emitir o documento presencialmente.

Últimas Notícias