21 C
São Paulo
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -spot_img

Banco Central anuncia novidade chocante sobre o PIX OFFLINE; Veja como vai funcionar

Leia Mais

Mudança na transição do pix vai favorecer quem mora em locais que ainda não possui internet e quem quer transferir mas perdeu a conexão na hora do envio. Função ainda está em análise.
Imagem: Reprodução/Google

Em pouco tempo, o Pix se tornou um dos meios de pagamento mais populares do Brasil.

O gadget lançado em 2020 rapidamente se popularizou e está sendo cada vez mais usado em situações cotidianas: transferência para outra pessoa que esteja em outro lugar, pagamento da conta em dia, transferência para alguém ao seu lado e muito mais. Tanto que, hoje em dia, é estranho entrar em uma organização e descobrir que ela não aceita Pix.

A verdade é que parece que o Pix sempre esteve entre nós, tão prático que saiu do dia a dia.

Com muito comprometimento, o Pix passou por evoluções e, hoje, possibilita mais funcionalidades do que no seu lançamento, como: cobrança de Pix com vencimento, Pix arrastar e trocar, Pix trançado e Pix por arredondamento. Mas o BC ainda quer melhorar ainda mais a forma de pagamento. O objetivo agora é criar o Pix Offline, ou seja, viabilizar transações sem a necessidade de uma rede disponível.

O que é o Pix offline?

Esse método ainda não existe, mas vem sendo estudado para melhorar ainda mais as formas de pagamento via Pix.O Pix Offline tem como objetivo permitir transações sem a necessidade de conexão com a internet. Dessa forma, será possível enviar Pix mesmo sem internet. Assim, inclui pessoas que moram em locais onde não há conexão com a internet e também precisam fazer transações financeiras. E também para quem, por algum motivo, ficou sem internet naquele momento e precisa fazer um pagamento.

Como funciona?

As principais formas de usar o Pix Offline são: QR Payer e Pix card.

Offline Pix – QR Payer

Nesse caso, apenas uma pessoa envolvida na transação precisa da internet. Dessa forma, o consumidor gerará um QR Code e a organização realizará a transação.

Pix Offline – Cartão Pix

Este caso funcionará como um cartão de aproximação (como cartões de transporte). Dessa forma, as pessoas vão recarregar em seus celulares a um valor alto. A partir disso, os usuários poderão tocar no cartão e enviar o quanto quiserem, sem precisar usar o valor total do cartão. E se chegar ao valor no cartão, ele pode voltar para a conta da pessoa física.

No entanto, o Pix Offline ainda está em desenvolvimento e análise. Assim, não tem data de lançamento. Mas já é avaliado pelo Banco Central.

Últimas Notícias