14.7 C
São Paulo
domingo, julho 14, 2024

7 danos para a saúde que o sono ruim à noite pode fazer ao corpo

Leia Mais

No turbilhão de atividades diárias, muitas vezes subestimamos o poder do sono como um elemento importante para manter o equilíbrio da nossa saúde. Além disso, muitas vezes esquecemos que é muito mais do que apenas uma pausa tranquila, é um aspecto essencial da nossa saúde física e mental.

Declaração

Pense nas suas atividades diárias: o que é tão importante que você deve dedicar um terço do seu tempo para isso? Talvez, a primeira coisa que virá à sua mente seja trabalho, família ou atividades de lazer, certo? É bastante normal, devido ao cotidiano agitado e estressante, reduzir o tempo de sono, acreditando que não é um problema, pois existem outras atividades que são mais urgentes ou importantes.

O que não lembramos é que o cérebro trabalha tanto quanto para aprender, criar novas memórias e ideias, e isso acontece principalmente durante o sono. Além do fato de que a privação dela pode atrapalhar a concentração, reduzir a capacidade de aprender e afetar diretamente o humor, por exemplo.

Dr. Gabriel Almeida, médico, empresário, palestrante, escritor, coordenador e professor do curso de pós-graduação em ciências da obesidade e sarcopenia, em seu livro “Saúde após o tempo”, mostra sete reações que o corpo pode apresentar com uma rotina de sono desregulada ao longo do tempo, entre elas:

1 . Ganho de peso

Durante o sono, o corpo produz leptina, um peptídeo que desempenha um papel importante na regulação da ingestão de alimentos e do gasto energético, controlando a sensação de saciedade ao longo do dia. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de seis a oito horas por noite queimam mais calorias do que aquelas que dormem pouco ou têm sono fracionado. Pesquisas mostram que a falta de sono reduz a queima de gordura em 55%.

Últimas Notícias