17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Tratamento da hérnia de disco: remédios, cirurgia ou fisioterapia? qual optar?

Leia Mais

A primeira forma de tratamento comumente referida para hérnia de disco é o uso de anti-inflamatórios e fisioterapia, para aliviar a dor e reduzir outros sintomas, como dificuldade em mover os membros ou formigamento.
Outras opções alternativas, como acupuntura, pilates ou o uso de certos chás, podem ajudar a complementar o tratamento médico, aumentar o efeito dos medicamentos e reduzir ainda mais o desconforto.
No entanto, como o disco hérnia é uma mudança que causa a compressão do disco que se encaixa entre as vértebras, retirando-o do seu espaço, às vezes esses tratamentos não são suficientes para restaurar a qualidade de vida da pessoa, neste caso, a cirurgia de hérnia de disco é indicada.

1. Remédios para hérnia de disco

O tratamento recomendado para hérnia de disco inclui o uso de tratamentos como:

  • Anti-inflamatórios como ibuprofeno, diclofenaco ou cetoprofeno: ajudam a reduzir a inflamação e a dor causadas pela compressão do disco intervertebral;
  • analgésicos, que podem ser mais fracos, como Dipirona ou Paracetamol, ou mais poderosos, como tramadol ou codeína: ajudam a aliviar a dor e o desconforto causados pela compressão do disco intervertebral;
  • Relaxantes musculares como ciclopenzaprina ou baclofen: reduzir a dor causada por espasmos musculares nas costas ou pernas.
  • Tratamentos anticonvulsivos como gabapentina ou pregabalina: usado neste caso para aliviar a dor causada pela compressão dos nervos próximos à hérnia;
  • Injete corticosteroides na coluna vertebral, como betamethasona ou prednisona: reduzir a inflamação no local do disco de hérnia.
  • Drogas anti-inflamatórias não devem ser utilizadas, embora tenham um efeito particularmente bom nos ataques de dor devido a hérnias lombares, mais frequentemente, pois causam muitos efeitos colaterais, como irritação estomacal ou mudança na função renal.

Nos casos em que os medicamentos precisam ser usados por muito tempo, analgésicos, relaxantes musculares ou anticonvulsivos, prescritos por um médico, são as melhores opções.

2. Tratamento natural para hérnia de disco

Além dos tratamentos, um ortopedista também pode aconselhar sobre a realização de sessões de fisioterapia, onde os exercícios são realizados e aprende-se situações importantes para completar o tratamento com tratamentos e reduzir a dor. Veja como funciona a fisioterapia para a hérnia de disco.

O tempo de fisioterapia depende do tipo de hérnia e da gravidade dos sintomas apresentados, mas pode variar de 1 mês a 6 meses, ou mais.

3. Fisioterapia

Existem formas de aliviar a dor causada pelo disco hérnia com remédios caseiros, que em alguns casos podem substituir ou reduzir a dose de medicamentos. Os principais são:

Acupuntura: ajuda a eliminar a dor usando pequenas agulhas inseridas em pontos de pressão para provocar a ação de um analgésico;

Pilates: Exercícios de postura e alongamento realizados no Pilates podem ajudar a estabilizar o disco hérnia e reduzir a dor. É importante que as aulas de Pilates sejam conduzidas por um fisioterapeuta.

Massagem: Se feita por profissionais qualificados, vivenciados no tratamento de doenças da coluna vertebral, pode aliviar os sintomas devido ao alongamento e relaxamento muscular.

Ervas naturais: Algumas plantas podem ser usadas para transportar plasters, temperar alimentos ou fazer chá, como cravo, gengibre, canela, erva-doce ou casca de unha de gato, por exemplo, que têm ação anti-inflamatória. Aprenda receitas de chá que são ótimas anti-inflamatórias naturais. 

Em tempos de crise, deve-se descansar por algumas horas, mas sempre prefere movimento porque reduz a rigidez muscular e ajuda a controlar a dor. Mas é importante evitar fazer grandes esforços, como limpar ou levantar objetos pesados porque a coluna vertebral é mais protegida, e evitar manipulações ou movimentos que possam causar agravamento da inflamação.

Considere no vídeo a seguir, dicas de um fisioterapeuta que podem ajudar a melhorar os sintomas da hérnia de disco:

4. Cirurgia de hérnia de disco

A cirurgia para o tratamento de um disco hérnia é indicada principalmente se ela foi ejaculada ou sequestrada, quando não há melhora nos sintomas usando medicamentos e fisioterapia, ou quando os sintomas são tão graves que causam perda de força e incapacidade. 

O procedimento é realizado na sala de cirurgia, com anestesia geral, removendo o disco da coluna afetada, com um pequeno corte, seguido pelas vértebras febris ou substituindo o disco por uma substância artificial. Pode ser feito por um ortopedista, mas também por um neurocirurgião, porque mexe com partes importantes do sistema nervoso da coluna vertebral. 

 

Outra opção para a cirurgia é um procedimento endoscópico, no qual o disco afetado é removido através de um tubo fino inserido através da pele, com uma câmera no membro. Apesar de sua simplicidade, esse tipo de procedimento é realizado em casos específicos, emitidos pelo cirurgião, dependendo da sua experiência e da localização da coluna vertebral afetada.

Como se recuperar

Após o procedimento, a pessoa pode sair em 1 ou 2 dias, mas deve descansar em casa por 1 semana, realizando tarefas simples, como cuidados pessoais e caminhadas curtas. Um colar ou jaqueta pode ser necessário por 2 semanas para evitar forçar o lugar e dar segurança à pessoa. 

A maioria das atividades, como o trabalho, já são liberadas após esse período, mas atividades físicas exercidas são liberadas após 1 mês. 

Sinais de melhora

Os sinais de melhora no disco de hérnia geralmente aparecem cerca de 3 semanas após o início do tratamento e incluem principalmente a redução da dor e a redução da dificuldade de mover membros.

Sinais de Piora

Sinais de exacerbação da hérnia discal são mais frequentes quando o tratamento não está em vigor e incluem dificuldade para andar, ficar em pé ou mover o corpo, bem como perda de sensibilidade à urinação ou evacuação, por exemplo.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias