17.7 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

Será o Fim do ar-condicionado? Novo Aparelho tecnológico resfria sem gastar energia

Leia Mais

Um dos vilões mais famosos na conta de luz é, e sempre foi, o ar-condicionado. No entanto, a novidade promete esperar o uso deste dispositivo em dias de calor moderado. O que possibilitou essa heresia moderna? Nossa amada tecnologia (mas também odiada por muitos).

Vale ressaltar que dados da Agência Internacional de Energia (AIE) mostram que o uso de aparelhos de ar condicionado regulares responde por 20% do consumo mundial de energia. Bem, você pode imaginar que a quantidade de eletricidade que está sendo gasta globalmente para resfriar casas e instituições é algo absurdamente alto.

No entanto, o estúdio de design trouxe uma solução técnica e inovadora que pode salvar muitas vidas no calor. O melhor de tudo é que você poderá desligar o ar-condicionado e emagrecer nas contas mensais.

Novo ar condicionado sustentável e econômico, sem eletricidade

O aparelho que pode substituir o ar-condicionado é feito de cerâmica, mas não é trabalho manual. O objeto é impresso através de uma grande impressora 3D. A criação do estúdio francês Entreautre promete resolver o problema de muita gente.
A cerâmica utilizada é a famosa argila, que é um material de baixa temperatura que resfria ambientes por evaporação. Ele resfria ambientes com a ajuda de moléculas de água, da mesma forma que um ar-condicionado industrial ou de construção, por exemplo.

Como funciona

Como a argila é um material poroso, ela pode absorver uma grande quantidade de água. À primeira vista, o “ar condicionado ecológico” revela-se uma espécie de decoração, como se fosse um vaso. Mas lá dentro há algo parecido com um labirinto. O ar flui ao longo das paredes molhadas antes de evaporar e liberar seu frescor por toda a sala.

A empresa também observa que o uso de um ventilador aumenta a sensação de frescor do ar-condicionado “artesanal”. O melhor de tudo é que o item ainda funciona bem como decoração para sua casa e vai se adequar a diferentes ambientes.

Últimas Notícias